Depoimentos

Confira o que personalidades – da área da Educação Superior e também de outros setores – disseram sobre os prêmios

“Há quase 20 anos, quando criamos o Santander Universidades, assumimos um compromisso com a comunidade acadêmica, acreditando que investir em educação é a maneira mais eficaz de transformar o mundo. Hoje temos a honra de chegar à 11ª edição e totalizar mais de 90 mil inscrições e R$ 11 milhões em prêmios. São 161 ganhadores que tiveram ou terão nosso apoio para criar, inovar e empreender, de modo a tornar nossa sociedade mais desenvolvida e sustentável.”

Jamil Hannouche, diretor-geral do Santander Universidades Brasil

“Os prêmios reconhecem e premiam a excelência acadêmica, o espírito empreendedor, a capacidade de inovação e também a difusão do conhecimento e da pesquisa. São prêmios que visam destacar não apenas as universidades e os acadêmicos, mas também o papelchave da universidade no progresso econômico e social do Brasil.”

José Antonio Villasante, diretor-geral do Banco Santander e diretor da Divisão Global Santander Universidades

“Ao reconhecer e premiar iniciativas que façam avançar o Ensino Superior, o Santander contribui para a melhoria da educação, o desenvolvimento sustentável, a inovação, a inclusão e a criação de oportunidades no país. Enfim, objetivos que a Unesco também busca e que têm pautado nossa atuação nos últimos 70 anos.”

Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora da área programática da Unesco no Brasil

“Os Prêmios são um grande estímulo à comunidade acadêmica no campo da pesquisa e da inovação tecnológica. Incentivam os estudantes a que comecem já na graduação a se envolver no desenvolvimento de novas ideias e protótipos e apoiam os pesquisadores em seus estudos e descobertas científicas. Referencia, ainda, as instituições como formadoras e empreendedoras de políticas que contribuem para a promoção de melhores condições socioeconômicas e ambientais.”

Maria Lúcia Cavalli Neder, reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)

“Apoiar iniciativas inovadoras em educação é algo extremamente importante e estratégico para o presente e para o futuro do país. Ao incentivar a criatividade acadêmica em diversos setores, o Santander mostra o seu compromisso com a sociedade brasileira e premia de forma justa pessoas que estão empenhadas em construir uma nação melhor.”

Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna

"O Prêmio Santander Universidades é hoje um dos mais importantes reconhecimentos e incentivos a ideias e projetos inovadores desenvolvidos no Brasil. A premiação significa um estímulo para que alunos e professores continuem dedicando tempo e conhecimento a pesquisas de relevância para o nosso país. Também é uma grande demonstração do compromisso do Santander com o Ensino Superior brasileiro."

Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira, reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), represente das IES católicas e presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc)

“O Prêmio Santander constitui hoje uma das mais relevantes formas de incentivo a atividades de pesquisa e extensão nas universidades brasileiras. Valoriza a inovação e o empreendedorismo, fundamentais para o desenvolvimento do protagonismo do estudante.”

Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub)

“Parabenizo os idealizadores e colaboradores do projeto. O  Prêmio Santander Universidade não só ajuda a descobrir novos talentos, mas também incentiva a inovação e o conhecimento e estimula novos negócios. Iniciativas assim devem servir de referência e modelo a ser multiplicado.”

Carlos Wizard Martins, empreendedor e presidente da rede Mundo Verde

“Hoje não resta mais dúvida de que educação não é um dever apenas dos pais, das escolas ou do governo. É um dever de todos nós – e as empresas também precisam fazer a sua parte. Nesse sentido, devemos todos reconhecer o mérito de iniciativas que busquem estimular o empreendedorismo entre os estudantes, o espírito de inovação, a inclusão social, a boa gestão universitária e, acima de tudo, a excelência em educação.”

André Lahóz, diretor de redação da revista Exame, da Editora Abril

“A premiação é um importante incentivo para estudantes, pesquisadores, professores, gestores educacionais e instituições de ensino para inovar e empreender em pesquisa, tecnologia e qualidade da Educação Superior. Destaco como característica marcante o compromisso e responsabilidade social impressos na iniciativa e nos participantes. Ação louvável que nos envolve e estimula.”

Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem)

“Como a maior e mais antiga instituição dedicada à inclusão social e profissional dos jovens estudantes por intermédio de estágio e aprendizado, o CIEE apoia integralmente ações e projetos que visem ao aprimoramento da formação dos estudantes brasileiros. O Santander, um forte parceiro do CIEE em vários programas de reforço à empregabilidade jovem, é inegavelmente merecedor de parabéns por esse prêmio de educação, tanto pelos efeitos positivos quanto pelo valioso exemplo de suas iniciativas na área estudantil.”

Luiz Gonzaga Bertelli, presidente do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

"O compromisso com a educação é a base para o rompimento do Brasil com visões ultrapassadas e por um futuro que valorize a meritocracia. Hoje, o agronegócio brasileiro é fundamentado no desenvolvimento e no uso de tecnologias aliadas à eficiência e à produtividade. Portanto, a formação de talentos é a chave para nosso sucesso. A SRB apoia o Prêmio Santander Universidades e conta com as novas gerações na formação de talentos e lideranças para a construção do agronegócio e do país do futuro."

Gustavo Junqueira, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB)

"Parabenizo o Santander pela iniciativa dos Prêmios. A internalização de valores éticos, morais e de civismo e um investimento pesado no sistema de ensino são medidas importantes para o aprimoramento da sociedade. Aqui na Assembleia Legislativa, criei a Frente da Família, Cidadania e Cultura, que se alinha aos objetivos do Santander Universidades. O prêmio é um exemplo a ser seguido."

Coronel Camilo, deputado estadual de São Paulo e comandante da Polícia Militar do Estado, de 2009 a 2012

Parceiros

PRÊMIO SANTANDER CIÊNCIA E INOVAÇÃO: Certificado de Autorização SEAE nº 03/0248/2015 - PRÊMIO SANTANDER EMPREENDEDORISMO: Certificado de Autorização SEAE nº 03/0247/2015

PRÊMIO GUIA DO ESTUDANTE – DESTAQUES DO ANO: Certificado de Autorização SEAE nº 03/0242/2015 – PRÊMIO SANTANDER UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA: Certificado de Autorização SEAE nº 03/0245/2015

Revista Digital dos Prêmios Santander Universidades 2015

Reportagem: Lia Silva, Renata Costa, Renato Garcia, Silvia Regina Sousa, Yuri Vasconcelos.

Edição: Lisandra Matias, Paulo Montoia.

Projeto gráfico e desenvolvimento front-end: Alexandre Nacari.

Revisão: José Vicente Bernardo.