Educação Financeira - Guia Financeiro
Logon

Guia Financeiro

Para viagens ao exterior

Fazer um intercâmbio é uma excelente oportunidade para conhecer outra cultura e se desenvolver profissional e pessoalmente, no entanto, é necessário observar alguns pontos de atenção, por isso selecionamos algumas dicas para lhe ajudar a se programar e se organizar na viagem:

·         Os cartões múltiplos (crédito e débito no mesmo cartão) da bandeira Visa, podem não funcionar adequadamente na função débito na Europa. Por questões sistêmicas, os estabelecimentos e caixas eletrônicos tem dificuldade em reconhecer uma compra na função débito.

·         Pelo motivo acima, recomendamos a bandeira MasterCard para uso no exterior;

  • Atualmente, o valor do IOF é de 6,38% sobre qualquer uso do cartão de crédito e débito;
  • Como não é possível realizar depósitos em euro em sua conta corrente, recomendamos que deposite seus euros em cartões de câmbio pré-pagos ou cheque-viagem;
  • A Conta Super é uma conta digital que pode ser utilizada nos casos onde é necessário que um familiar ou amigo transfira dinheiro para você, tudo isso de maneira simples e prática. Você poderá solicitar a sua em: http://www.contasuper.com.br/
  • Antes da viagem, baixe um aplicativo de conversão de moedas, assim você poderá ter uma noção dos custos dos produtos que gostaria de comprar e que aparentemente são mais baratos do que no Brasil. O app "Câmbio Legal" do Banco Central do Brasil te ajuda a encontrar a casa de câmbio mais próxima, além de realizar conversões de valor na hora. Alguns outros apps também podem ser utilizados, tais como: Currency Converter, XE Currency, Currency Calculator Lite, Oanda Currency Convertere Currency Banknotes. É só escolher, baixar e testar!
  • Acomodação e Alimentação: Estes dois temas são os que mais geram custos, mas algumas dicas podem ajudar a minimizá-los e potencializar seu dinheiro:
      • AirBNB: Através do aplicativo ou do site é possível encontrar moradias pelo mundo inteiro com um preço mais acessível do que hospedar-se em hotéis. Além disso, se você for ficar pelo menos uma semana ou por longos períodos, é possível negociar com o proprietário do imóvel e conseguir uma boa pechincha, e tudo isso online! São diversas opções para alugar somente um quarto em casa de família ou um apartamento inteiro vazio (e neste caso você ainda poderá dividir o local e os custos com um ou mais amigos). Essa opção também é interessante caso você se interesse por cozinhar em casa ao invés de comer em restaurantes e lanchonetes.
  • ISIC: Utilize a sua nova Carteira Mundial do Estudante ISIC para obter descontos em diversos passeios culturais ou em produtos. São mais de 44.000 benefícios no Brasil e no mundo. Além disso você também pode pesquisas museus e outros pontos turísticos, onde geralmente existe um dia na semana em que a visitação é gratuita.
  • Se você possui o Cartão Fit ou algum outro do Santander, fique ligado nos descontos que são oferecidos pela rede de benefícios do Santander Esfera (https://www.santanderesfera.com.br/pessoafisica/) são diversos produtos e serviços para você aproveitar!
  • Recomendamos que defina metas e objetivos financeiros em sua viagem, você pode por exemplo estipular um limite diário de gasto, a fim de  administrar seu dinheiro durante toda sua estadia.
  • Evite fazer as famosas ''comprinhas'' nas primeiras semanas, provavelmente você conhecerá, ao longo de sua estadia, locais com opções mais acessíveis para trazer as lembrancinhas aos seus familiares e amigos.
  • Utilize aplicativos como o  WhatsApp e o Messenger do Facebook para se comunicar com sua família e amigos no Brasil, possivelmente será mais econômico se comparado com ligações internacionais e você ainda pode aproveitar os pontos com internet gratuita como cafés e/ou a própria universidade onde estudará.
  • Dê preferência pelos transportes públicos, inclusive pesquisando sobre passes que podem ser utilizados durante um dia, semana ou o mês inteiro, dependendo da região. Além disso, em diversos países existem estruturas para o uso de bicicletas, e elas com certeza são excelentes meios de transporte muito mais econômicos!
  • Caso decida utilizar um carro alugado, não deixe para devolver o veículo em cima da hora, é bom se planejar para devolver com certa antecedência.
  • Pesquise os preços de passagens e acomodações, caso pense em conhecer outras cidades próximas de onde ficará. 

A palavra é: Pesquise. Só assim você encontrará as melhores opções de passagens aéreas, acomodações, alimentação, transporte e muito mais! Além disso, é importante entender quanto uma pessoa gasta em média na cidade onde realizará seu curso, dessa forma você conseguirá flexibilizar e adaptar sua gestão financeira. Converse muito! Comece com a universidade onde fará o curso, pois estas instituições estão acostumadas a receber diversos estudantes, então possivelmente conseguirão dar dicas sobre bons locais de moradia e alimentação, por exemplo.

 

Boa viagem e bom curso! 

Central de Atendimento

Consultas, informações e transações.
4004 3535
(CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS)
0800 702 3535
(DEMAIS LOCALIDADES)
0800 723 5007
(Pessoas com deficiência auditiva e de fala)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações:
0800 762 7777

(CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS)
Atende pessoas com deficiência auditiva e de fala no 0800 771 0401

Ouvidoria

Se não ficar satisfeito com a solução apresentada:
0800 726 0322

(CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS)
Disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h , exceto feriado. Atende pessoas com deficiência auditiva e de fala no 0800 771 0301