Notícias - 40 universidades e Banco Santander criam a maior plataforma do mundo para empreendedorismo universitário: “Santander X”

santanderx-1508272715818.jpg

O Santander X vai oferecer uma rede de colaboração na qual universidades e empreendedores de todo o mundo possam trabalhar juntos, partilhar ideias e conhecimentos, e ainda atrair investimento. Permitirá ainda às universidades partilhar os melhores estágios, monitorizar os seus programas de empreendedorismo e medir o seu impacto.
A presidente do Banco Santander, Ana Botín, lançou hoje a iniciativa na Cidade do México, em um evento que contou com a presença de reitores de 50 universidades de vários países e empreendedores mexicanos, e ainda do presidente executivo do Santander México, Héctor Grisi.

Ana Botín disse que “O Santander X pretende ser o ponto de ligação entre todos os empreendedores. Será o maior ecossistema global de empreendedorismo universitário. Abrirá portas ao talento para construir um mundo melhor para todos”.
A plataforma desenvolveu-se inicialmente em parceria com 40 universidades de sete países: Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Portugal e Uruguai. O objetivo é aumentar nos próximos três meses até 50 o número de universidades participantes do programa e chegar finalmente a mais de 1.000 instituições.

Nos próximos quatro anos o Santander vai destinar 50 milhões de euros para apoioar programas de empreendedorismo nas universidades. No final de 2017 haverá 900 projetos conectados ao Santander X.
Entre as instituições participantes encontra-se o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (ITESM), cujo reitor, David Garza Salazar sublinhou a importância das “universidades podem promover internacionalmente as suas melhores capacidades empreendedoras e trocar conhecimentos com outras universidades, o que lhes permitirá “criar uma rede global incomparável”.
A plataforma Santander X oferecerá um espaço digital aberto e colaborativo no qual os estudantes os empreendedores terão acesso aos recursos da comunidade. Poderão contactar outros membros do ecossistema Santander X para desenvolver os seus projetos, encontrar novas oportunidades, colaboradores e mentores, ou solicitar assessoria ao departamento de empreendedorismo da sua universidade.
Compromisso com a Universidade

O Santander é atualmente a empresa que mais apoia a educação superior no mundo. Oferece mais de 36.000 bolsas por ano e colabora com mais de 1.100 universidades de 21 países. O objetivo do Santander X é reforçar estas alianças para ajudar empreendedores de todo o mundo a crescer e impulsionar projetos com impacto social que contribuam para o progresso.
Este apoio do Santander ao mundo universitário começou há 20 anos, com a criação do Santander Universidades. Como resultado, foi criada uma rede de mais de 1.100 universidades.

O Santander promove ainda numerosas iniciativas de apoio a empreendedores em todo o mundo com mais de 350 programas de apoio ao empreendedorismo nas universidades. Mais de 7.000 empreendedores recebem anualmente apoio do Grupo. Mais de 25.000 jovens participam dos prêmios de empreendedorismo que o banco patrocina todos os anos.
O presidente executivo do Santander México, Héctor Grisi, mencionou: “queremos que os empreendedores cresçam, evoluam, se convertam em empresários e líderes no seu ramo, que se fortaleçam através da criação de redes de colaboração, gerando laços de confiança para prosperar nos mais complexos cenários, e com o lançamento de Santander X, estamos certos que isto será possível”.

Fonte: Universia