Edital de Seleção de Projetos Empreenda Santander
Logon

     PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO SANTANDER UNIVERSIDADES     

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS "EMPREENDA SANTANDER"

Condições Gerais


O Banco Santander (Brasil) S.A torna público que estão abertas as inscrições para o processo de seleção de ideias e projetos para o estímulo ao empreendedorismo e à inovação, que concederá apoio financeiro para aqueles que guardem relação com o objetivo deste processo de seleção, realizados por proponentes que atendam aos requisitos deste Edital.

 

1.  APRESENTAÇÃO

 O processo de Seleção de ideias e Projetos para estímulo ao empreendedorismo e à inovação – Programa de Empreendedorismo Santander Universidades "Empreenda Santander" ("Processo de Seleção") é de responsabilidade do BANCO SANTANDER (Brasil) S.A., sociedade anônima inscrita perante o CNPJ/MF sob nº 90.400.888/0001-42, com sede na Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck nº 2041 e 2235, Bloco A, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, CEP 04543-011, doravante denominada ORGANIZADORA.

 

2.  OBJETIVO, FOCO TEMÁTICO E CATEGORIAS

2.1 O objetivo deste Processo de Seleção é conceder apoio, acompanhamento e mentoria para projetos empreendedores ("Projetos") que contribuam para o fomento ao empreendimento e à inovação e que preencham os requisitos estabelecidos para cada uma das categorias previstas neste Edital.

2.2 Este ProcessodeSeleção possuirá 3 (três) categorias distintas (a seguir "Categorias" ou "Categoria"), quais sejam (i) Universitário Empreendedor; (ii) Microempreendedores; e (iii) Startups. Cada categoria possuirá condições e abrangência de realização distintas e específicas, que estarão devidamente descritas nos Anexos I, II e III deste Edital.

2.3 O valor do apoio financeiro concedido aos contemplados de cada categoria será distinto e especificado nos respectivos Anexos, sendo definido de acordo com os objetivos de tais categorias.

2.4 É de responsabilidade de cada interessado verificar em quais categorias estará apto a participar. Uma vez inscrito em uma das categorias deste Edital, cada interessado será considerado participante "Proponente" deste Processo de Seleção.

2.4.1 Para todos os fins e efeitos, serão considerados Proponentes:

(i) Da Categoria Universitário Empreendedor – as pessoas físicas, maiores de 18 anos, que estejam matriculadas no momento de sua inscrição, em cursos de graduação ou de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação;

(ii) Da Categoria Microempreendedores – toda e qualquer Instituição de Ensino Superior brasileira ("IES"), devidamente credenciada e/ou reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, que estejam localizadas nas Cidades de Maceió e Arapiraca, Estado de Alagoas, e/ou em um raio de até 150KM (cento e cinquenta quilômetros) de tais Cidades e que tenham interesse no desenvolvimento de projetos de capacitação para microempreendedores;

(iii) Da Categoria Startups – todas as pessoas jurídicas que estejam regularmente constituídas e devidamente inscritas perante o Ministério da Fazenda, com sede no território nacional, e que sejam consideradas startups em fase de consolidação de seu modelo de negócio e de seu produto no mercado. Nesta Categoria, a inscrição deverá ser efetuada pelo representante legal da startup, sendo este considerado, para todos os fins e efeitos, Proponente do Projeto.

2.4.2  Não serão aceitos como Proponentes de Projetos neste Processo de Seleção, executivos e funcionários da ORGANIZADORA diretamente envolvidos na elaboração e execução deste Processo de Seleção, assim como qualquer pessoa ou funcionário de empresa que esteja diretamente envolvida em qualquer elaboração, administração e/ou execução deste Processo de Seleção. Tampouco serão aceitas como Proponentes organizações que estejam ligadas/associadas a Partidos Político.

2.4.2.1  Os parentes de até 2º grau das pessoas impedidas de participar deste Processo de Seleção também ficam impedidos de participar deste Programa.

 

3.  CONDIÇÕES GERAIS PARA CONCESSÃO DO APOIO

3.1 Os Proponentes selecionados, nos termos deste Edital, deverão apresentar à ORGANIZADORA os documentos necessários para comprovação da regularidade e preenchimento dos requisitos e condições descritos neste Edital, conforme procedimentos e prazos estabelecidos nos Anexos de cada Categoria deste Processo de Seleção. 

3.2  Perderá o direito ao apoio o Proponente selecionado que não apresentar a documentação solicitada pela ORGANIZADORA dentro do prazo fixado ou que não tiver justificativa para a não apresentação aceita pela ORGANIZADORA e/ou que não estiver quite com os impostos das esferas Federal, Estadual e Municipal. Ainda, perderá direito ao apoio aquele que não tiver preenchido as condições específicas para participação na Categoria escolhida.


4.  PRAZOS E CONCESSÃO DO APOIO

4.1 Fica, desde já, certo e estabelecido que a ORGANIZADORA apoiará e contribuirá para o desenvolvimento de 1 (um) ou mais Projetos de cada uma das categorias disponíveis nesse Processo de Seleção, conforme condições previstas em cada um dos Anexos deste Edital.

4.1.1 Eventuais valores informados nos Anexos deste Edital são os valores máximos que serão disponibilizados pela ORGANIZADORA, não se responsabilizando esta por valores adicionais eventualmente envolvidos nos Projetos dos Proponentes, que ultrapassem o valor máximo disponibilizado.

4.2 O apoio do Projeto selecionado em cada Categoria será concedido mediante celebração de Termo de Parceria ("Contrato"), a ser firmado entre o Proponente, a ORGANIZADORA, e o eventual parceiro da ORGANIZADORA envolvido, com prazo máximo de 6 (seis) meses de duração, sendo que durante este período existirão etapas de execução e etapas de prestação de contas, conforme será fixado no referido Contrato. O prazo aqui estabelecido poderá ser prorrogado, a critério da ORGANIZADORA, mediante a celebração de termo aditivo ao Contrato.

4.3 O Proponente concorda, desde já, que a celebração do Contrato o submeterá à fiscalização, prestação de contas e auditoria realizadas pela ORGANIZADORA e/ou pelas empresas parceiras da ORGANIZADORA neste Processo de Seleção.

4.4 A forma e o prazo de disponibilização dos recursos previstos para a execução dos eventuais Projetos selecionados serão determinados/estabelecidos no Contrato a ser firmado entre a ORGANIZADORA e o Proponente, ficando, desde já, estabelecido que os recursos serão liberados conforme a comprovação do cumprimento de cada uma das etapas e obrigações previstas no Contrato. Não cabe ao Proponente discutir e/ou renegociar a forma e o prazo de pagamento dos recursos, sendo tal decisão e planejamento únicos e exclusivamente de responsabilidade da ORGANIZADORA

4.5 Em regra, os recursos financeiros concedidos serão depositados em conta corrente mantida na ORGANIZADORA, exclusiva e vinculada ao Projeto, e o valor será disponibilizado conforme cronograma previsto em Contrato.

4.5.1 Admite-se exceção apenas na hipótese de contemplação de IES pública na categoria Microempreendedores – neste caso, os recursos financeiros concedidos poderão ser depositados em conta corrente mantida na ORGANIZADORA aberta por meio da sua fundação de apoio.


5.  PRESTAÇÃO DE CONTAS

5.1 Os Proponentes contemplados deverão apresentar a Prestação de Contas da utilização dos recursos financeiros recebidos à ORGANIZADORA de acordo com as regras estipuladas no Contrato e/ou neste Edital.

5.2  Os relatórios periódicos a serem entregues à ORGANIZADORA e/ou seus parceiros serão estabelecidos no Contrato.

5.3  O Proponente deverá apresentar todos os relatórios indicados segundo os padrões definidos pela ORGANIZADORA e/ou pelas empresas parceiras deste Processo de Seleção.

5.4  Se aplicável e previsto no Contrato, na Prestação de Contas financeira, o Proponente deverá apresentar os documentos contábeis e/ou comprovantes de despesas legalmente capazes de comprovar os gastos e produzir os efeitos de direito.
 
5.5  Às Prestações de Contas devem ser sempre anexados os extratos bancários da conta corrente bancária aberta e movimentada, exclusivamente, para o cumprimento do Projeto.
 
5.6  Os Relatórios de Atividades devem ser acompanhados de documentos de suporte, tais como depoimentos, fotos, vídeos, sons, etc., que possam evidenciar e comprovar que as metas foram alcançadas e as atividades foram cumpridas.
 
5.7  Caso seja julgado conveniente e oportuno, a ORGANIZADORA poderá, às suas expensas, a qualquer momento, e sem aviso prévio, através de seus prepostos e/ou de auditorias contábeis e administrativas externas, realizar fiscalização para verificar e atestar a regularidade das atividades e da aplicação dos recursos repassados.

     

6.  DESCUMPRIMENTO, PENALIDADES E RESCISÃO CONTRATUAL

6.1  No caso de descumprimento de quaisquer disposições previstas neste Edital ou no Contrato, a ORGANIZADORA notificará o Proponente, contemplado com o apoio financeiro após o término deste Processo de Seleção, que deverá sanar o problema no prazo máximo e improrrogável de 10 (dez) dias, contados do recebimento da comunicação pelo Proponente.

6.2  Caso o Proponente não sane o problema no prazo determinado, a ORGANIZADORA poderá desclassificar o projeto do Proponente e/ou bloquear o apoio no Projeto, não se responsabilizando por qualquer desembolso efetuado pelo Proponente, enquanto perdurar o descumprimento e/ou rescindir o Contrato, além de exigir do Proponente a indenização pelas perdas e danos decorrentes do inadimplemento, e multa no valor estabelecido em Contrato, sem prejuízo das medidas penais cabíveis.

6.3  Constituem, ainda, motivos para rescisão imediata do Contrato pela ORGANIZADORA, independentemente de prévio aviso, a ocorrência de qualquer das situações abaixo:

a. Suspensão, pelas autoridades competentes, da execução do objeto do Contrato, em decorrência de violação de dispositivos legais vigentes;

b. Notícia de fraudes, ilícitos e/ou suspeitas destes delitos que tenham sido praticados pelo Proponente, podendo prejudicar a imagem da ORGANIZADORA e/ou do Projeto, durante sua execução;

c. Ocorrência de caso fortuito ou de força maior, regularmente comprovada, impeditiva da execução do Projeto por mais de 30 (trinta) dias.

d. Ajuizamento de uma parte a outra de qualquer ação, execução ou medida judicial, de qualquer natureza, que possa afetar os direitos e obrigações previstas no Contrato;

e. Decretação de falência/insolvência, intervenção ou liquidação judicial ou extrajudicial, recuperação judicial ou extrajudicial, ou dissolução de qualquer de uma das partes do Contrato;

f. Alteração da composição societária do Proponente que de alguma forma possa comprometer a boa execução do Contrato ou cause conflito de interesses com as atividades da ORGANIZADORA ou, ainda, infrinja as normas regulamentares emanadas pelo Governo ou tenha sua idoneidade técnica e/ou financeira abalada, salvo acordo formalizado junto à ORGANIZADORA.

 

7.  DIVULGAÇÃO

7.1  A ORGANIZADORA reserva-se o direito de utilizar e mencionar o Projeto investido na divulgação de seus eventos ou quaisquer ferramentas de mídias existentes nos termos dos Anexos e do Contrato celebrado.

7.2  O Proponente deverá incluir logomarca da ORGANIZADORA e/ou quaisquer marca(s) por ela indicada(s), na qualidade de "apoiador", em todo e qualquer material de comunicação relacionado ao Projeto investido, devendo apresentar as peças de comunicação para aprovação prévia da ORGANIZADORA com prazo mínimo de 10 (dez) dias de antecedência. A ORGANIZADORA compromete-se a obter junto ao titular de sua marca uma autorização de uso de sua marca, a fim de possibilitar o cumprimento dessa cláusula, que constará como Anexo do contrato a ser firmado com o Proponente.

7.3  Ao participar deste Processo de Seleção, nos termos deste Edital os Proponentes estarão automaticamente autorizando à ORGANIZADORA, de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, desde já e de pleno direito, em caráter gratuito e sem qualquer remuneração, ônus ou encargo, as fotografias, comentários, informações, texto, vídeos, feedback, ideias criativas, sugestões ou outros materiais submetidos ao presente Processo de Seleção, como parte de sua inscrição, assim como o direito de veicular seu nome, marca, som de voz e imagem conforme o caso, pelo prazo de 5 (cinco) anos, bem como os direitos de captar, gravar, fixar em qualquer suporte ou meio, expor, publicar, exibir, transmitir, retrotransmitir, reproduzir, armazenar e/ou de qualquer outra forma delas se utilizarem, podendo referidos direitos serem exercidos por meio de cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, bem como em qualquer tipo de mídia e/ou peças promocionais, inclusive em televisão, rádio, jornal, cartazes, faixas, outdoors, mala-direta e na Internet, para a ampla divulgação deste Processo de Seleção e/ ou seu resultado final e/ou de seu desenvolvimento posterior, com exclusividade, renunciando a qualquer tipo de confidencialidade. Os direitos ora outorgados à ORGANIZADORA poderão, por sua livre conveniência, e independente de notificação aos Proponentes ou de sua anuência, ser cedidos, licenciados, sublicenciados, concedidos a quaisquer terceiros, para as utilizações previstas neste Edital.

7.4  Quaisquer materiais, informações e/ou documentos que os Proponentes submetam à ORGANIZADORA ao longo deste Processo de Seleção não são confidenciais, nem reservados, e a ORGANIZADORA não terá nenhuma obrigação de manter a confidencialidade de quaisquer destes materiais, informações e/ou documentos, de modo que, ao participar deste Processo de Seleção os Proponentes estarão automaticamente autorizando a ORGANIZADORA a utilização dos materiais submetidos, nos termos deste Edital.

7.5 As autorizações descritas acima não implicam em qualquer obrigação de divulgação ou de pagamento de qualquer quantia adicional por parte da ORGANIZADORA.

7.6  O Proponente e a ORGANIZADORA manterão, cada qual, os direitos sobre suas marcas, não havendo licenciamento ou cessão para o uso da marca de uma por outra, sem o prévio e expresso consentimento de cada uma destas.

7.7  Considerando que a internet será o principal veículo de comunicação deste Processo de Seleção, a ORGANIZADORA declara que todas as informações relacionadas a este Processo de Seleção constarão sempre no website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander e eventualmente nos demais canais de comunicação da ORGANIZADORA.


8.  DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1  A participação no Processo de Seleção da ORGANIZADORA é gratuita e sujeita todos os interessados às regras e condições estabelecidas neste instrumento. Desta forma, o Proponente, no ato de sua inscrição, adere a todas as disposições, declarando que LEU, COMPREENDEU, TEM TOTAL CIÊNCIA E ACEITA, irrestrita e totalmente, todos os itens deste Edital, bem como renuncia a qualquer questionamento sobre os critérios de julgamento adotados. 

8.2  Os Proponentes selecionados assumem total responsabilidade por quaisquer eventuais reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados pela sua participação no presente Processo de Seleção.

8.3  Serão automaticamente desclassificados e excluídos, durante o curso deste Processo de Seleção, a qualquer tempo, sem qualquer necessidade de comunicação prévia, os Proponentes que:

a. Não se encaixarem nos quesitos deste Edital;

b. Apresentarem Projetos ou materiais que venham a ser considerados pela Comissão de Seleção como ofensivos e/ou vulgares;

c. Cometerem qualquer tipo de fraude e/ou tentativa de fraude;

d. Forem de alguma forma, prejudiciais a imagem/marca da ORGANIZADORA ou qualquer empresa pertencente ao seu grupo econômico;

e. Não apresentarem os documentos solicitados nos Anexos deste Edital;

f. Submeterem seus Projetos com dados incompletos e/ou que não permitirem a perfeita identificação e compreensão dos dados contidos;

g. Apresentarem Projetos que não sejam de sua autoria e/ou que não tenham a devida autorização e/ou licença para utilização; e

h. Não cumpriram as premissas deste Edital e/ou dos Anexos.

 

8.4  O preenchimento das condições e dos pré-requisitos dos Proponentes serão verificados no momento descrito nos Anexos deste Edital, mediante apresentação dos documentos necessários, que serão solicitados pela ORGANIZADORA.

8.4.1  A não inclusão e/ou apresentação dos documentos exigidos, dentro do prazo fixado, eliminará o Projeto do Processo de Seleção.


8.5  O resultado do Processo de Seleção será divulgado no App Santander Universitário e website www.santander.com.br/universidades, além de demais canais de comunicação como: Facebook Santander Universidades, Jornais, Portais, etc.

8.6  Somente serão aceitas inscrições feitas segundo o método descrito neste Edital, durante o período de inscrição especificado em cada anexo.

8.7 A ORGANIZADORA, assim como as respectivas controladoras, coligadas, subsidiárias, filiais, franquias, agências, sucursais, estabelecimento ou escritório, bem como seus funcionários, administradores, diretores, representantes, distribuidores, franqueados, agentes, cessionários ou licenciados, e, ainda, todas as pessoas físicas e jurídicas vinculadas a qualquer título ao grupo econômico ao qual as Partes pertençam, além das empresas  parceiras, patrocinadoras e respectivas afiliadas, não poderão ser responsabilizados pelo conteúdo dos formulários, Projetos e documentos cujo preenchimento será de inteira responsabilidade do Proponente.

8.8  As Partes acima descritas também estão isentas da responsabilidade em caso de problemas técnicos de qualquer natureza, que possam ocorrer no processamento dos formulários, ou no envio de qualquer e-mail, ou caso o Proponente tenha que baixar qualquer material da página web deste Processo de Seleção, independentemente do fato de a informação contida na referida página ter sido preparada pelas Partes ou por terceiros, e independentemente do fato de o Proponente ter se conectado à página web deste Processo de Seleção por meio de hyperlink

8.9 A ORGANIZADORA não se responsabiliza, ainda, pelas inscrições que não forem completadas por extravio, perda ou atrasos na entrega; por falta de energia elétrica; problemas no servidor, na transmissão de dados, na linha telefônica ou em provedores de acesso dos usuários; por casos fortuitos ou de força maior, bem como por aquelas inscrições que apresentarem dados incorretos, incompletos ou inverídicos, que serão automaticamente eliminadas, cabendo ao Proponente assegurar-se do correto envio da inscrição.

8.10  Os Proponentes são totalmente responsáveis pelos dados e documentos fornecidos neste Processo de Seleção.

8.11  O Proponente deverá ser o único responsável pela autoria do(s) Projeto(s) inscrito(s) e será responsável inclusive judicialmente, no caso de qualquer questionamento feito por terceiros, que diga respeito às informações prestadas à ORGANIZADORA.

8.12  A participação no Processo de Seleção também implica na responsabilização pessoal e intransferível dos Proponentes e/ou seus representantes legais, no que se refere à veracidade das informações e/ou documentos fornecidos à ORGANIZADORA.

8.13  Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste Edital serão apreciadas e decididas pela ORGANIZADORA, cuja decisão é soberana e irrecorrível.

8.14  A ORGANIZADORA se reserva ao direito de, a seu exclusivo critério, alterar os termos deste Edital e/ou dos Anexos, informando previamente as mudanças aos Proponentes, através de avisos no App Santander Universitário e website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander, sempre se pautando pela legalidade e respeito a todos os Proponentes.

8.15  Se por qualquer motivo, alheio à vontade e controle da ORGANIZADORA, não for possível conduzir este Processo de Seleção conforme o planejado, poderá a ORGANIZADORA finalizá-lo antecipadamente, mediante aviso aos Proponentes.

8.16  Todo e qualquer ato, contrato ou compromisso firmado pelo Proponente, para fins de participação neste Processo de Seleção ou de execução do Contrato, são de sua única e exclusiva responsabilidade.

8.17  Fica eleito o Foro Central da Comarca da Cidade de São Paulo como competente para dirimir quaisquer controvérsias relativas ou decorrentes deste Edital, com renúncia expressa das Partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.


ANEXO I

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS

CATEGORIA "UNIVERSITÁRIO EMPREENDEDOR"

 

A Categoria "Universitário Empreendedor" visa apoiar e reconhecer a criação e o desenvolvimento de ideias inovadoras que poderão tornar-se negócios de alto impacto no futuro, elaborados e finalizados exclusivamente por universitários de cursos de graduação ou de pós-graduação, com perfis e posturas empreendedoras, observados os termos e condições estabelecidos neste Anexo I.

 

1.   CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

1.1.  Podem participar desta Categoria todas as pessoas físicas, brasileiras ou estrangeiras, habilitadas à prática de todos os atos da vida civil, nos termos do artigo 5º do Código Civil Brasileiro, a partir de 18 (dezoito) anos e sem limitação de idade, residentes no território nacional, que possuam inscrição ativa e regular perante o cadastro de pessoas físicas do Ministério da Fazenda, que se cadastrarem na forma estabelecida neste Anexo I, individualmente ou em equipes, desde que estejam devidamente matriculadas no momento de sua inscrição, em cursos de graduação ou de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior – IES reconhecidas pelo Ministério da Educação – MEC.

1.1.1.  No caso de inscrição em equipe, todos os membros deverão ser alunos da mesma IES e a equipe deverá contar com a orientação de um professor de tal IES. Em caso de inscrição individual, a indicação de um professor orientador também será obrigatória.

1.2.  Para efeitos deste Processo de Seleção, serão consideradas IES as Instituições de Ensino Superior brasileiras, devidamente credenciadas e/ou reconhecidas pelo Ministério da Educação – MEC.

1.3.  Cada Proponente (individual e/ ou equipe) poderá participar apenas com 01 (um(a)) Projeto/ideia. Não será aceita a participação de integrante de determinada equipe em projetos individuais ou em outras equipes, bem como não serão aceitos que participantes individuais participem como membros de equipes. Fica ressalvada a possibilidade de inscrição concomitante de um mesmo professor orientador em outros Projetos desta Categoria.

1.3.1  A não observância do item acima será motivo para desclassificação imediata do participante e de sua equipe, se for o caso.

 

2.  PREMISSAS PARA INSCRIÇÃO DE PROJETOS NA CATEGORIA "UNIVERSITÁRIO EMPREENDEDOR"

2.1.  O Projeto inscrito por cada Proponente (individual e/ou equipe) deverá ser um trabalho original, ou seja, resultado da criação intelectual do Proponente (individual e/ou de sua equipe), não sendo aceito cópia (total ou parcial) de trabalhos de terceiros, sendo certo que eventual desrespeito à legislação referente à propriedade intelectual será causa para desclassificação imediata, sem prejuízo da responsabilidade criminal e civil do inscrito infrator, além de eventuais perdas e danos à ORGANIZADORA, e/ou a eventuais terceiros envolvidos. Não serão aceitos ainda Projetos que eventualmente já tenham recebido premiações e/ou investimentos de terceiros, sejam estes concorrentes ou não da ORGANIZADORA.
 
2.2.  Todos os números, estatísticas e quaisquer informações utilizadas devem ter sua fonte mencionada de forma clara tanto na Ficha Resumo da ideia do Projeto Empreendedor como no envio em formato canvas do Projeto.
 
2.3.  Trabalhos que tenham sido consultados e mencionados na Ficha Resumo e/ou no formato canvas, bem como sua exatidão e adequação, são de exclusiva responsabilidade do Proponente. Informações oriundas de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não-publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página em que forem citados.
 
2.4.  Qualquer Projeto de conteúdo impróprio, que contenha palavras de baixo calão ou ofensivas à moral e aos bons costumes, de conteúdo ilegal, nocivo, doloso, ameaçador, ofensivo, calunioso, difamatório, desrespeitoso, infundado, discriminatório, criminoso, que deixem de atender critérios de veracidade e/ou que não esteja de acordo com as condições descritas neste Anexo, assim como aquele em desconformidade com este Anexo e/ou com o Edital deste Processo de Seleção será automaticamente desclassificado, inclusive aquele que possa ser interpretado como cópia ou reprodução total ou parcial de obras de terceiros, ou que de alguma forma coloque em dúvida a sua autoria.

2.4.1  Será desclassificado, ainda, o Projeto que fizer propaganda eleitoral ou divulgar opinião favorável a qualquer partido ou candidato; colocar em risco a saúde e a segurança das pessoas; atentar contra a ordem pública, os bons costumes e/ou qualquer norma jurídica; contiver dados (mensagens, informação, imagens) subliminares ou que constituam ou possam constituir crime (ou contravenção penal), ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crimes (ou contravenção penal); violar qualquer lei ou sejam inapropriadas; violar direitos de Propriedade Intelectual de quaisquer terceiros, inclusive da ORGANIZADORA, em especial direitos autorais e marcários e de personalidade.

2.5  Os Proponentes, autores dos melhores Projetos, selecionados conforme as disposições previstas no Processo de Seleção desta Categoria, receberão apoio da ORGANIZADORA, conforme disposto no Edital e neste Anexo I. 


3.  CRONOGRAMA

3.1.  Esta Categoria será desenvolvida pela ORGANIZADORA considerando o seguinte cronograma:

Etapas Descrição Período
Primeira EtapaInscrições e envio da Ficha Resumo da ideia Empreendedora21/06/2017 a 04/09/2017

Segunda Etapa

Avaliação e Seleção dos 150 (cento e cinquenta) Proponentes que apresentaram as melhores Fichas Resumo

05/09/2017 a 17/09/2017

 

Divulgação dos 150 (cento e cinquenta) Proponentes que apresentaram as melhores Fichas Resumo

18/09/2017

 

Terceira EtapaEnvio (i) do Projeto Empreendedor em formato Canvas; (ii) de vídeo explicativo do Projeto; e (iii) da documentação solicitada

19/09/2017 a 30/09/2017

 

 

Quarta Etapa

Avaliação e Seleção dos Projetos Semifinalistas (até 45 Projetos)

01/10/2017 a 15/10/2017

 

Divulgação dos Semifinalistas selecionados pela Comissão Julgadora

16/10/2017

 

Quinta EtapaSeleção dos Projetos Finalistas (até 15 Projetos)17/10/2017 a 29/10/2017
Divulgação dos Projetos Finalistas selecionados pela Comissão Julgadora30/10/2017

Sexta Etapa

 

​ ​ ​
Treinamento para apresentação à Banca (São Paulo) para até 15 (quinze) Projetos Finalistas selecionados pela Comissão Julgadora06/11/2017
Apresentação à Banca (São Paulo)07/11/2017
Avaliação e Seleção dos Projetos vencedores07/11/2017
Divulgação dos vencedores na Cerimônia de Premiação em São Paulo07/11/2017

 

3.1.1. As datas acima poderão sofrer alteração, a critério da ORGANIZADORA, que fará a divulgação aos Proponentes, bem como publicará no website e nos canais de comunicação do Processo de Seleção.

 

4.  FORMA DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE PROJETOS

A – PRIMEIRA ETAPA – INSCRIÇÃO E ENVIO DA FICHA RESUMO DA IDEIA DO PROJETO EMPREENDEDOR

4.1.  As inscrições no Processo de Seleção desta Categoria estarão abertas a partir das 18h00min (horário de Brasília – DF) do dia 21/06/2017 e se encerrarão às 23h59min (horário de Brasília – DF) do dia 04/09/2017.

4.2.  Para as inscrições, o Proponente (individual e/ou em equipe, sendo o Proponente, neste caso, considerado "Líder") deverá (i) baixar na loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou Apple Store) o Aplicativo Santander Universitário para adquirir seu "token/código de acesso", e (ii) realizar a sua inscrição por meio do Aplicativo Santander, através do link "Empreenda Santander" ou por meio o website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander. Em ambos os canais, o Proponente deverá preencher corretamente a Ficha de Inscrição nele disponibilizada (na qual deverão ser informados dados como nome, endereço, RG, CPF, e-mail e telefone do Proponente, bem como criar senha para futuros acessos) e, após o preenchimento de tal Ficha de Inscrição e conclusão do cadastro, o interessado deverá preencher e enviar à Comissão de Seleção a Ficha Resumo da ideia do Projeto Empreendedor – no próprio sistema de inscrição.

4.2.1. O "token/código de acesso" poderá ser obtido por meio de qualquer celular que possua o Aplicativo Santander Universitário. Em vista disso, o Proponente, se assim preferir, poderá obter o "token/código de acesso" por meio do celular de terceiro. Por medida de segurança, será permitida a obtenção de apenas 01 (um) "token/código de acesso" por dispositivo.

4.2.2.  O aplicativo Santander Universitário possuirá conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo selecionados pela Endeavor Brasil, uma das parceiras da ORGANIZADORA neste Processo de Seleção, para todos os interessados.

4.2.3.  A Ficha Resumo da ideia Empreendedora conterá perguntas que deverão ser respondidas pelos Proponentes para que a ideia empreendedora seja compreendida e minimamente analisada pela ORGANIZADORA.

4.2.3.1.  Resta claro que não serão aceitos projetos de pessoas jurídicas e/ou de universitários que estejam em estágio avançado de desenvolvimento, nem projetos que já tenham recebido premiações de outras instituições, sejam estas financeiras ou não.
 
4.3.2.2.  Não é obrigatório o preenchimento/envio da Ficha Resumo no mesmo momento do preenchimento da Ficha de Inscrição. O Proponente (individual ou Líder da equipe) poderá retornar posteriormente ao website deste Processo de Seleção para conclusão e envio da Ficha Resumo.
 
4.3.2.3.  O Proponente poderá alterar as informações da Ficha Resumo e/ou Ficha de Inscrição a qualquer tempo, até o efetivo envio da Ficha Resumo. Após a inscrição e envio da Ficha Resumo da ideia Empreendedora não será possível a realização de nenhuma alteração, exceto se para atendimento à legislação aplicável. No ato da inscrição será gerado um número de identificação da ideia do Projeto, que será o "número da inscrição".
 
4.3.2.4.  Em vista do disposto no item 4.2.2.2 acima, somente serão considerados participantes desta Categoria, os Proponentes (individuais e/ou Líderes de equipe) das ideias nos quais a Ficha Resumo tiver sido devidamente enviada pelo sistema deste Processo de Seleção.
 
4.3.2.5.  A ORGANIZADORA esclarece que o login para acessos futuros ao website deste Processo de Seleção será o CPF e senha cadastrados na Ficha de Inscrição.

4.2.4.  A inscrição poderá ser feita individualmente, ou por meio de equipes, sendo que, no caso de participação por equipe, não haverá limitação de número de participantes e todos os membros deverão ser alunos da mesma IES do Proponente.
 
4.2.5.  No caso de inscrição em equipe, o responsável pelo primeiro acesso ao sistema será considerado o Proponente "Líder" do Projeto, que desempenhará função de integrador dos membros daquela equipe, intermediando toda a comunicação e preenchimento dos documentos e formulários necessários à participação da equipe no Processo de Seleção desta Categoria, bem como será o responsável pela apresentação da ideia do Projeto (Ficha Resumo) e do Projeto completo à Comissão Julgadora.
 
4.2.5.1.  Inobstante o quanto disposto no item 4.2.5 acima, fica, desde já, estabelecido que somente serão considerados integrantes da equipe do Proponente aqueles que forem indicados na plataforma deste ProcessodeSeleção conforme dados cadastrados pelo ProponenteLíder no momento do preenchimento da Ficha de Inscrição. Além disso, todos os membros de equipe indicados receberão um e-mail da ORGANIZADORA com o link para criação de senha para acessos futuros à Plataforma, estando certo que o login será o respectivo CPF de cada membro da equipe.

4.2.5.2.  No momento de acesso ao website deste Processo de Seleção, o integrante da equipe deverá cadastrar suas informações pessoais, assim como criar senha para acessos futuros ao website deste Processo de Seleção.

 

4.3.  Imediatamente após o preenchimento da Ficha de Inscrição, pelo Proponente (individual ou Líder de equipe), será liberado a este um 1 (um) curso on-line da Babson College sobre empreendedorismo, com 4 (quatro) horas de duração, divididas em 4 (quatro) módulos com 1 (uma) hora de duração cada.

4.3.1.  A equipe indicada pelo Proponente, em caso de participação por equipe, também terá direito à realização do curso on-line da Babson College, desde que os integrantes acessem o website deste Processo de Seleção, por meio do link disponibilizado pela ORGANIZADORA por e-mail, e efetuem o seu respectivo cadastro neste Processo de Seleção, conforme disposto no item 4.2.4 e 4.2.4.1 acima.

4.3.2.  O curso on-line disponibilizado poderá ser realizado pelo Proponente e/ou pelos integrantes da equipe, se for o caso, durante todo o período de inscrição desta Categoria, qual seja das 18h00min (horário de Brasília – DF) do dia 21/06/2017até as 23h59min (horário de Brasília – DF) do dia 04/09/2017. Sugere-se, entretanto, que o referido curso seja realizado antes da conclusão do preenchimento e do envio da Ficha Resumo da ideia do Projeto.


4.4.  Cada Proponente e/ou equipe deverá necessariamente ter um orientador docente em exercício na mesma IES reconhecida pelo MEC, na qual o Proponente e/ou equipe estejam matriculados. O referido orientador terá a responsabilidade de acompanhar e orientar o Proponente e/ou a equipe.

4.4.1.  Será disponibilizado ao professor orientador, indicado na Ficha de Inscrição, 1 (um) vídeo introdutório da Babson College sobre técnicas de ensino relativas à temática "empreendedorismo". Para tanto, a ORGANIZADORA enviará e-mail ao professor indicado com link para acesso ao sistema deste Processo de Seleção. Esclarece-se que, no momento do primeiro acesso, o professor orientador deverá criar login e senha para acesso ao curso e acessos futuros ao sistema deste Processo de Seleção.

4.4.2.  O vídeo introdutório descrito acima ficará disponível para visualização durante todo o período de inscrição desta Categoria, qual seja das 18h00min (horário de Brasília – DF) do dia 21/06/2017 até as 23h59min (horário de Brasília – DF) do dia 04/09/2017.


4.5.  Todo o processo de inscrição desta Categoria será realizado de forma online e somente serão aceitas e válidas as inscrições que se realizarem de tal forma.

4.6.  Nesta etapa, será realizada uma primeira etapa de avaliação, pela Comissão de Seleção, que tem por objetivo verificar a aderência da Ficha da ideia Empreendedora aos objetivos desta Categoria sob pena de desclassificação automática. Não haverá, nesta primeira etapa atribuição de notas individuais aos Resumos dos Projetos. Todos aqueles que atenderem aos objetivos desta Categoria passarão para a próxima etapa.


B – SEGUNDA ETAPA – Avaliação e Seleção dos 150 Melhores Proponentes/Fichas Resumo

4.7.  Nesta etapa a ORGANIZADORA, por meio de sua Comissão Julgadora avaliará as Fichas Resumo das ideias enviadas, e selecionará dentre todos os inscritos, os 150 (cento e cinquenta) Proponentes que apresentaram as melhores Fichas Resumo.

4.8.   Para isto, serão utilizados pela Comissão Julgadora desta etapa os seguintes critérios:
 

CRITÉRIO AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO
Potencial de Mercado

Será avaliado se a ideia apresentada pelo Proponente resolve algum problema e se teria razão para a empresa existir. É importante entender a base potencial de clientes e o tamanho mercado para garantir que seja suficiente para comportar uma grande empresa.

 

Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
Inovação e diferencial competitivo Será avaliado se o negócio se destaca de seus concorrentes e há diferencial competitivo claro. Será avaliado, ainda, o grau de inovação que o Projeto propõe em relação às soluções que já existem no mercado. Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
Modelo de NegócioSerá avaliado se a ideia do Proponente tem um modelo de negócios altamente escalável e facilmente replicável e deve ter um modelo de receita que permite o aumento do seu retorno à medida em que cresce.Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
Perfil do(s) Empreendedor(es) Será avaliado se o Proponente e/ou sua equipe querem transformar o setor onde atuam, buscando constante inovação, com o foco de tornar-se líder de seu setor.Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).

 

4.8.2.  Passarão para a próxima etapa os 150 (cento e cinquenta) Proponentes que tiverem as ideias melhor avaliadas de acordo com os critérios acima. 
 
4.8.3.  Em caso de empate, os critérios de desempate serão os seguintes:

      i)    A nota obtida no critério "inovação e diferencial competitivo" prevalecerá sobre as notas obtidas nos demais critérios. Caso o empate permaneça prevalecerá na nota obtida no critério "modelo de negócios"; e
      ii)   Se, após aplicado o critério indicado no item (i) acima, permanecer o empate, será classificado o Proponente que primeiro tiver enviado a Ficha Resumo à ORGANIZADORA.


C – TERCEIRA ETAPA – Envio do Projeto 
 

4.9.  Os 150 (cento e cinquenta) Proponentes das ideias selecionadas na segunda etapa deverão encaminhar, durante o período das 18h00min do dia 19/09/2017 até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 30/09/2017, pelo sistema de inscrição (website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander), a ideia do Projeto indicada na Ficha Resumo transformada em Projeto em formato Canvas, e enviar à Comissão Julgadora, também via upload no sistema, a seguinte documentação:

    • Declaração de Matrícula na IES reconhecida pelo MEC que foi mencionada no início de sua inscrição, conforme declaração padrão de cada IES, em formato PDF. A declaração deverá informar que o participante está devidamente matriculado em cursos de graduação ou pós-graduação. Na hipótese de participação por equipe, o Líder deverá enviar a declaração de cada membro da equipe, isto é, não será permitida a apresentação de declaração única para todos os participantes.
    • E Termo de Compromisso do Orientador, assinado pelo professor orientador, em formato PDF, conforme modelo disponibilizado no sistema de inscrição sob o nome "Termo de Compromisso do Orientador". 

4.9.1.  A ORGANIZADORA poderá, a qualquer tempo, solicitar a apresentação da documentação acima indicada de forma física, sendo que o não envio, no prazo estabelecido pela ORGANIZADORA, será causa para desclassificação automática do Proponente (individual e/ou equipe) deste Processo de Seleção.

4.9.2.  Além do envio do Projeto no formato Canvas, e do envio da documentação acima indicada, os Proponentes deverão enviar 1 (um) vídeo explicativo do Projeto, de até 2 (dois) minutos de duração, apresentando, ainda, sua ideia de negócio, indicando (i) o problema que enxergou; (ii) como a ideia de negócio pode resolver o referido problema; (iii) diferencial do Projeto; e (iv) o motivo do Proponente ter a intenção de participar do Processo de Seleção nesta Categoria.

4.9.2.1.  O envio do vídeo deverá ser realizado no próprio website deste Processo de Seleção, com link validado em qualquer sistema de vídeo streaming, tal como Youtube e/ou pelo Vimeo.


4.9.3.   A ORGANIZADORA disponibilizará materiais com instruções de preenchimento e envio do Projeto em formato "Canvas", assim como instruções para envio do vídeo.

4.9.3.1. O não preenchimento do Projeto em formato Canvas e/ou envio do vídeo e documentação de forma correta e/ou dentro do prazo estabelecido pela ORGANIZADORA, será causa para desclassificação automática do Proponente (individual e/ou equipe).


4.10.  Dentre os 150 (cento e cinquenta) projetos enviados, a Comissão Julgadora fará também a avaliação prévia. Nesta avaliação, a Comissão Julgadora verificará a aderência do Projeto enviado aos objetivos desta Categoria do Edital de Seleção, bem como a adequação da declaração de matrícula e do termo de compromisso do orientador enviados, sob pena de desclassificação automática. Não haverá, nesta etapa atribuição de notas individuais aos Projetos. Todos aqueles que atenderem aos objetivos descritos nesta terceira etapa passarão para a próxima etapa.


D – QUARTA ETAPA – SELEÇÃO DOS ATÉ 45 SEMIFINALISTAS

4.11.  Todos os Proponentes que não tiverem seus Projetos desclassificados na terceira etapa serão avaliados, novamente, pela Comissão Julgadora que selecionará até 45 (quarenta e cinco) Projetos semifinalistas, de acordo com os critérios indicados abaixo: 


CRITÉRIO AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO
Clareza, coerência e objetividade nas respostas do Canvas e oratória do vídeoSerá avaliado se os documentos e o vídeo apresentados são claros e respondem objetivamente às questões apresentadas.Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
Potencial de mercadoA partir do Canvas e do vídeo apresentados, será avaliado se a ideia apresentada pelo Proponente resolve algum problema e se teria razão para a empresa existir. É importante entender a base potencial de clientes e o tamanho mercado para garantir que seja suficiente para comportar uma grande empresa. Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
Inovação e diferencial competitivoA partir do Canvas e do vídeo apresentados, será avaliado se o negócio se destaca de seus concorrentes e há diferencial competitivo claro. Será avaliado, ainda, o grau de inovação que o Projeto propõe em relação às soluções que já existem no mercado. Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
Modelo de negócioA partir do Canvas e do vídeo apresentados será avaliado se o Projeto do Proponente tem um modelo de negócios altamente escalável e facilmente replicável e deve ter um modelo de receita que permite o aumento do seu retorno à medida em que cresce.Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
Perfil do(s) empreendedor(es)A partir do Canvas e do vídeo enviados, será avaliado se o Proponente e/ou sua equipe querem transformar o setor onde atuam, buscando constante inovação, com o foco de tornar-se líder de seu setor.Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).

 

4.11.1.  Passarão para a próxima etapa os até 45 (quarenta e cinco) Proponentes que tiverem os Projetos melhor avaliados de acordo com os critérios acima.
 
4.11.2.  Em caso de empate, os critérios de desempate serão os seguintes:

      i)  A nota obtida no critério "inovação e diferencial competitivo" prevalecerá sobre as notas obtidas nos demais critérios. Caso o empate permaneça prevalecerá na nota obtida no critério "modelo de negócios"; e
      ii) Se, após aplicado o critério indicado no item (i) acima, permanecer o empate, será considerado como melhor e irá para a próxima Etapa o Projeto que primeiro houver sido enviado à ORGANIZADORA.

       

E – QUINTA ETAPA – SELEÇÃO DOS ATÉ 15 FINALISTAS

4.12.    Dentre os até 45 (quarenta e cinco) Proponentes semifinalistas selecionados, a ORGANIZADORA selecionará os até 15 (quinze) Projetos que obtiveram as melhores notas na etapa anterior. 

4.13.    Em caso de empate, será observada a regra estabelecida no item 4.11.2 acima.


F – SEXTA ETAPA – AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS PROJETOS VENCEDORES

4.14.  Nesta Etapa, os 15 (quinze) Proponentes dos Projetos selecionados serão convocados a virem a São Paulo para um treinamento, que acontecerá dias antes da Cerimônia de Premiação. Neste treinamento, os Proponentes receberão técnicas de oratória e conselhos para apresentação do Projeto, em formato PowerPoint.

4.15.  Após a realização do treinamento, os Proponentes serão convocados a realizar uma apresentação de seus Projetos de até 3 (três) minutos, pessoalmente, para a comissão julgadora formada por uma banca de executivos na cidade de São Paulo, que poderá realizar perguntas aos Proponentes após a apresentação do Projeto.

4.15.1.  A apresentação do Projeto será realizada no dia da Cerimônia de Premiação, no dia 07/11/2017, a partir das 10h00min, na Arena Santander, localizada na USP – Universidade de São Paulo - Cidade Universitária, Cidade e Estado de São Paulo.

4.16. Todos os finalistas que residirem em uma distância maior que 150km da cidade de São Paulo terão as despesas de deslocamento, estadia e alimentação custeadas pela ORGANIZADORA, conforme meio de transporte, hotel e alimentação definida e escolhida pela ORGANIZADORA. Em caso de equipe, somente serão custeadas pela ORGANIZADORA as despesas dos líderes dos projetos.

4.17. Os finalistas que se recusarem a comparecer, ou simplesmente não comparecerem no treinamento e na apresentação, serão automaticamente desclassificados.

4.18.  Os Projetos dos Proponentes finalistas, serão avaliados pela comissão julgadora formada por uma banca de executivos, de acordo com os seguintes critérios:


CRITÉRIO AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO
Clareza, coerência e objetividade da apresentaçãoSerá avaliado se a apresentação é clara e responde objetivamente às questões eventualmente apresentadas.Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
Potencial de mercadoSerá avaliado se a ideia apresentada pelo Proponente resolve algum problema e se teria razão para a empresa existir. É importante entender a base potencial de clientes e o tamanho mercado para garantir que seja suficiente para comportar uma grande empresa. Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
Inovação e diferencial competitivoSerá avaliado se o negócio se destaca de seus concorrentes e há diferencial competitivo claro. Será avaliado, ainda, o grau de inovação que o Projeto propõe em relação às soluções que já existem no mercado. Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
Modelo de negócioSerá avaliado se o Projeto do tem um modelo de negócios altamente escalável e facilmente replicável e deve ter um modelo de receita que permite o aumento do seu retorno à medida em que cresce.Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
Perfil do(s) empreendedor(es)Será avaliado se o Proponente e/ou sua equipe querem transformar o setor onde atuam, buscando constante inovação, com o foco de tornar-se líder de seu setor.Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).

 

4.19. Serão considerados contemplados e farão jus ao recebimento do apoio da ORGANIZADORA os 4 (quatro) Proponentes autores dos Projetos que obtiverem a maior pontuação. Ainda, dentre os 4 (quatro) Proponentes, aquele que obtiver a maior pontuação, ou seja, ficar em primeiro lugar, fará jus ao recebimento de prêmio adicional, conforme descrito no item 6 abaixo.

4.19.1.  Em caso de empate, a nota obtida no critério "inovação e diferencial competitivo" prevalecerá sobre as notas obtidas nos demais critérios. Caso o empate permaneça prevalecerá a maior nota obtida no critério "modelo de negócios". Se, ainda assim, permanecer o empate, será considerado como melhor, o Projeto que primeiro houver sido enviado à ORGANIZADORA


5.  COMISSÕES JULGADORAS

5.1.  Todas as Comissões Julgadoras desta Categoria serão compostas por integrantes das empresas parceiras da ORGANIZADORA neste Processo Seletivo, renomadas no tema empreendedorismo, assim como por executivos da Cidade de São Paulo, e terão por responsabilidade, a avaliação dos Projetos inscritos, a seleção dos projetos semifinalistas, dos projetos finalistas e vencedor desta Categoria. A ORGANIZADORA não se envolverá na seleção dos Projetos em nenhuma etapa desta Categoria.

5.2.  A Comissão Julgadora utilizará as metodologias e critérios pré-estabelecidos neste Anexo I.
 
5.3.  Todos os processos de avaliação e seleção dos finalistas e vencedores são de total e exclusiva responsabilidade da Comissão Julgadora e dos Coordenadores da referida Comissão. 
 
5.4.  O julgamento final dos Projetos será acompanhado por área interna da ORGANIZADORA com atuação independente do processo.
 
5.5.  Na eventualidade de empate entre Projetos, a decisão de desempate será exclusiva dos Coordenadores da Comissão Julgadora, conforme critérios definidos neste Anexo I.
 
5.6.  Todas as decisões das Comissões Julgadoras são soberanas, não cabendo, em qualquer etapa, seja durante a avaliação, seja na efetiva premiação, recursos, impugnações ou reclamações por partes dos Proponentes. Ainda, as notas individuais dos Projetos de cada Proponente não serão, em hipótese alguma, divulgadas.

 

6.   DO APOIO E EXECUÇÃO DO PROJETO

6.1.  Os 4 (quatro) melhores projetos selecionados na Sexta Etapa participarão de um programa exclusivo de pré-aceleração por até 6 (seis) meses para validarem seus negócios, abrirem suas empresas e desenvolverem seus negócios, com mentoria exclusiva, tornando-se startups com alto potencial de crescimento, obedecida todas as disposições previstas no Edital deste Processo de Seleção.

6.2.  Além do apoio descrito no item 6.1. acima, o Proponente do Projeto que obtiver a maior pontuação na Sexta Etapa, será beneficiado com apoio financeiro de até R$ 100.000,00 (cem mil reais) líquidos para desenvolvimento e execução do Projeto.

6.2.1.  Caso o Proponente não deseje dar continuidade ou não consiga executar o Projeto segundo o cronograma previsto, os recursos alocados deverão ser obrigatoriamente e integralmente ressarcidos em sua totalidade à ORGANIZADORA, que definirá novo destino para o recurso, a seu único e exclusivo critério. 

6.2.1.1. Na eventualidade de desistência antes do apoio da ORGANIZADORA, o Proponente será desclassificado e a ORGANIZADORA, a seu único e exclusivo critério, poderá contemplar outro Projeto deste Processo de seleção, que tenha obtido a melhor nota na Sexta Etapa.

6.2.2.  Além do aporte financeiro indicado acima, o Proponente do projeto que obtiver a maior pontuação (individual ou Líder, não sendo extensível à sua equipe) fará jus ao recebimento de 1 (um) curso presencial na Babson College, na cidade de Boston, Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos da América, denominado "Babson Entrepreneurship Program for Students – Babson Build", consistente em um programa sobre empreendedorismo de aproximadamente 2  (duas) semanas de duração no qual o Proponente terá aulas e participará de discussões de casos, bem como receberá informações e materiais para acompanhamento do curso. O curso será aplicado em inglês e a bolsa de estudos será válida e poderá ser utilizada no período compreendido e estimado entre 07/11/2017 a 31/07/2018, podendo sofrer eventuais alterações, a critério da Instituição de Ensino (Babson College), não tendo a ORGANIZADORA qualquer controle e/ou ingerência sobre a data de realização do curso.

6.2.3.  A ORGANIZADORA estabelece que o curso deverá ser preferencialmente realizado em julho/2018.  


6.3.  O professor orientador do Projeto vencedor, conforme descrito no item 6.2 acima, também fará jus ao recebimento de 1 (um) curso presencial na Babson College, na cidade de Boston, Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos da América, denominado "Price-Babson Symposium for Entrepreneurship Educators", consistente em um programa exclusivo para professores de empreendedorismo de aproximadamente 4  (quatro) dias de duração no qual o professor orientador do Proponente terá aulas e participará de discussões de casos, bem como receberá informações e materiais para acompanhamento do curso. O curso será aplicado em inglês e a bolsa de estudos será válida e poderá ser utilizada durante o período compreendido e estimado entre 07/11/2017 a 31/05/2018, podendo sofrer eventuais alterações, a critério da Instituição de Ensino (Babson College), não tendo a ORGANIZADORA qualquer controle e/ou ingerência sobre a data de realização do curso.

6.3.1.  A ORGANIZADORA estabelece que o curso para o professor orientador deverá ser preferencialmente realizado em maio/2018.  


6.4.  A bolsa de estudos para ambos (Proponente – 1º colocado – e Professor) também inclui:

(i) Passagens aéreas em classe econômica: cidade de origem/cidade de destino/cidade de origem;

(ii) Hospedagem em dormitório na Babson College, em Boston, durante o período de duração do curso;

(iii) 3 (três) refeições diárias no refeitório da Babson College;

(iv) Traslados residência/aeroporto/Babson College/aeroporto/residência; e

(v) Seguro viagem durante todo o período da viagem

6.4.1. Quaisquer outras despesas relacionadas à bolsa de estudos presencial, que não estejam expressamente previstas no item 6.4 acima, serão de responsabilidade única e exclusiva do Proponente (individual ou Líder).

6.4.2. Embora a ORGANIZADORA se esforce para assegurar que os detalhes da bolsa de estudos presencial sejam finais, é possível que mudanças tenham de ser realizadas, a critério da Babson College.

6.4.3. A ORGANIZADORA não arcará com eventuais despesas do Proponente e/ou do Professor referentes à emissão de passaporte, obtenção do visto e demais documentos necessários para o usufruto da bolsa de estudos, inclusive as referentes à traslado e transporte para expedição do visto e passaporte.

6.4.4. A ORGANIZADORA não se responsabilizará caso o Proponente e/ou o Professor tenham o visto negado e não possam utilizar a bolsa de estudos. Da mesma forma, eventuais atrasos em sua respectiva expedição, não geram a obrigatoriedade de qualquer compensação financeira e/ou dilação de prazo para usufruto pela ORGANIZADORA.

6.4.5. Não estão incluídos na bolsa de estudos presencial, e serão de responsabilidade exclusiva do Proponente e/ou do Professor, todas as demais despesas a serem efetuadas, incluindo, mas não se limitando a custos de: refeições adicionais não previstas na bolsa de estudo original, bebidas (alcoólicas e não alcoólicas), despesas extras de caráter pessoal, como telefone, transporte local não previsto na bolsa de estudo original, lavanderia, gorjetas, presentes de qualquer natureza, excesso de bagagem no transporte aéreo, dentre outras.

6.4.6. Caso o Proponente e/ou o Professor decidam realizar atividades não contempladas na bolsa de estudos presencial, estes ficarão integral e exclusivamente responsáveis pela programação escolhida, custo incorrido e por qualquer dano que venham a sofrer em decorrência desta, não cabendo qualquer responsabilidade à ORGANIZADORA.

6.4.7. O Proponente e/ou o Professor deverão agir dentro dos parâmetros da moral, bons costumes e legislação vigente, não se responsabilizando a ORGANIZADORA por qualquer problema ou discussão de ordem judicial ou não.

6.4.8.  Também não será de responsabilidade da ORGANIZADORA qualquer dano que o Proponente e/ou o Professor possam vir a causar ou sofrer, por sua culpa e/ou dolo, durante a viagem, respondendo os mesmos, cível e criminalmente.

6.4.9.  O curso presencial é pessoal e intransferível, não podendo ser transferido e/ou cedido pelo Proponente (individual e/ou líder) e/ou pelo Professor a terceiros.


6.5.  As condições, forma de disponibilização dos recursos, prazos específicos e demais disposições relacionadas serão estabelecidas pela ORGANIZADORA em Contrato específico que será celebrado com os Proponentes dos Projetos selecionados, nos termos previstos no Edital deste Processo de Seleção.


7.  PROPRIEDADE INTELECTUAL

7.1.  Os Proponentes afirmam ser titulares dos direitos de propriedade intelectual referentes aos materiais remetidos à ORGANIZADORA por ocasião de sua inscrição neste Processo de Seleção ou possuir licenças concedidas pelos titulares de tais direitos para utilizá-los nos termos deste Anexo I e do Edital, inclusive para licenciá-los à ORGANIZADORA. Os Proponentes assumem, ainda, total responsabilidade por eventuais alegações referentes a violação de direitos de propriedade intelectual de terceiros e comprometem-se a arcar com eventuais custos relativos a questões de propriedade intelectual de terceiros, garantindo a livre divulgação de textos, sons, imagens e informações pela ORGANIZADORA, sendo os eventuais direitos morais de autor preservados.
 
7.2.  Todos os Proponentes assumem total e exclusiva responsabilidade pelo Projeto que enviarem, por sua titularidade e originalidade, incluindo, sem limitação, responsabilidade por eventuais violações à intimidade, privacidade, honra e imagem de qualquer pessoa, a deveres de segredo, à propriedade industrial, direito autoral e/ ou a respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados, eximindo a ORGANIZADORA de qualquer responsabilidade relativamente a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações.
 
7.3.  O ato da inscrição neste Processo de Seleção confere à ORGANIZADORA o direito de divulgar os Projetos inscritos em seus sites e em qualquer canal de comunicação e difundir seu conteúdo, agindo como articuladora, sem a necessidade de prévia autorização das pessoas e instituições participantes que não terão direito a quaisquer remunerações ou gratificações adicionais. Logo, os inscritos autorizam desde já, pelo prazo de 5 (cinco) anos e de forma gratuita, a divulgação pela ORGANIZADORA dos projetos inscritos, respeitado, conquanto, o direito moral do autor, nos termos deste Anexo I e do Edital. Não há, contudo, obrigação de que a ORGANIZADORA de fato divulgue tais Projetos.

 

8.  DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1.  Este Processo de Seleção se dará em fases, conforme descrito no quadro resumo constante no item 3.1 acima.

8.2.  Os Projetos, as fichas de inscrição e demais documentos relativos a este Processo de Seleção que não forem preenchidos com os dados completos, ou que forem incorretamente preenchidos/enviados, ou que não permitirem a perfeita identificação e compreensão dos dados contidos, ou cujos Projetos ou documentos possam ser caracterizados como tentativa de fraude ou abuso, ou de uso de Projetos de autoria de terceiros não indicados, serão eliminados do presente Processo de Seleção. Os dados fornecidos pelos Proponentes, no momento de sua inscrição, deverão ser corretos, claros, precisos, completos e apresentados de uma forma que permita a verificação de sua procedência, veracidade e autenticidade.

8.3. A ORGANIZADORA se reserva no direito de desclassificar as inscrições que não preencham os requisitos previstos no presente Edital, independentemente de qualquer obrigação de comunicar aos Proponentes a respeito desta desclassificação.

8.4.  Os Proponentes receberão e-mail confirmando sua inscrição neste Processo de Seleção, posteriormente ao recebimento pela ORGANIZADORA dos Projetos e documentos enviados para inscrição. A ORGANIZADORA não se responsabiliza caso tal e-mail seja bloqueado por filtros antispam dos Proponentes.

8.5. Os Proponentes serão os únicos responsáveis em caso de utilização indevida e pelos eventuais danos causados a terceiros, ou para os quais tenham concorrido, decorrentes do envio de Projetos e/ou documentos para sua inscrição neste Processo de Seleção.

8.6. O Projeto vencedor deste Processo de Seleção será divulgado no dia 07/11/2017 no website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander, no App Santander Universitário e em demais veículos de comunicação como imprensa, redes sociais e etc.

8.7.  Este Anexo I faz parte das Condições Gerais do Edital de Seleção de Projetos "Empreenda Santander". Em caso de conflito entre este Anexo I e as Condições Gerais do Edital, prevalecerá o disposto nas Condições Gerais do Edital.

8.8.  Fica eleito o Foro Central da Comarca da Cidade de São Paulo como competente para dirimir quaisquer controvérsias relativas ou decorrentes deste Edital, com renúncia expressa das Partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.


ANEXO II

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS

CATEGORIA "MICROEMPREENDEDORES"

 

A Categoria "Microempreendedores" visa reconhecer os melhores projetos desenvolvidos pela Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, participante desta Categoria, destinados a apoiar, desenvolver e capacitar os microempreendedores clientes da "Prospera Santander Microcrédito", observados os termos e condições estabelecidos neste Anexo II.

 

1.  OBJETIVO E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

1.1.  O objetivo do Processo de Seleção desta Categoria é identificar os melhores projetos com capacidade de apoiar as histórias e os desafios enfrentados por microempreendedores das regiões de Maceió e Arapiraca, em Alagoas, cabendo às Instituições de Ensino Superior participantes a seleção dos microempreendedores para o desenvolvimento de projetos de capacitação e, consequente investimentos futuros pela ORGANIZADORA, nos termos deste Anexo II.

1.1.1.  Considera-se projeto de capacitação um processo de acompanhamento do microempreendedor de, no mínimo, 2 (duas) horas semanais, durante 6 (seis) meses, com o intuito de identificar necessidades e trabalhar temáticas de gestão de negócios e/ou desenvolvimento de competências empreendedoras, de acordo com o perfil e ramo de atividade de cada Microempreendedor selecionado.
 
1.1.2.  A Instituição de Ensino Superior, autora do melhor projeto de capacitação, selecionada conforme as disposições previstas no Processo de Seleção desta Categoria, receberá apoio da ORGANIZADORA, para utilização no desenvolvimento dos negócios dos 5 (cinco) Microempreendedores (escolhidos no momento de sua inscrição), conforme disposto no Edital e neste Anexo II.

       1.1.2.1.  Os microempreendedores selecionados pela Instituição de Ensino Superior vencedora receberão também um incentivo para investirem em seus negócios, conforme previsto no item 6.2 abaixo.

1.2.  Podem participar desta Categoria:

(i)  Na qualidade de "Microempreendedor" - Todo e qualquer microempreendedor, pessoa física, brasileiro ou estrangeiro, residentes, domiciliados e/ou localizados nas Cidades de Maceió e Arapiraca, Estado de Alagoas, e/ou em um raio de até 150KM (cento e cinquenta quilômetros) de tais Cidades, que possuam atividade produtiva ativa em tais localidades, que possuam inscrição ativa e regular perante o Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda (CPF/MF), e que: (a) sejam clientes do "Prospera Santander Microcrédito", há, no mínimo, 1 (um) ano; (b) possuam faturamento anual de até R$360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais); e (c) necessitem de apoio em gestão de negócios e/ou desenvolvimento de competências empreendedoras para melhorar seus negócios; e 

(ii)  Na qualidade de "IES Proponente" – Toda e qualquer Instituição de Ensino Superior brasileira ("IES"), devidamente credenciada e/ou reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, que estejam localizadas na área de execução do Processo de Seleção desta Categoria e que tenham interesse no desenvolvimento de projetos de capacitação ("Projeto de Capacitação" e/ou "Projetos de Capacitação") para Microempreendedores.

1.2.1.  Para todos os fins e efeitos, considerar-se-á como área de execução do Processo de Seleção desta Categoria as Cidades de Maceió e Arapiraca, Estado de Alagoas, e o raio de até 150km (cento e cinquenta quilômetros) de tais cidades. Não será admitida a participação de interessados que não residam e/ou possuam domicílio e/ou sede na área de execução definida.

1.3.  Os Microempreendedores somente poderão participar deste Processo de Seleção por meio de seus agentes de crédito do "Prospera Santander Microcrédito", que ficarão responsáveis por (i) visitar os Microempreendedores elegíveis; (ii) identificar os interessados em participar; e (iii) realizar o cadastro dos Microempreendedores na forma estabelecida neste Anexo II.
 
1.4.  Cada IES Proponente poderá participar deste Processo de Seleção com mais de um Projeto de Capacitação de Microempreendedores, desde que, no momento do cadastro, indique o núcleo da universidade responsável e a pessoa física que estará à frente do Projeto (coordenador do projeto), ficando estabelecido que poderá existir apenas 1 (um) projeto por coordenador indicado. Fica estabelecido, ainda, que um Microempreendedor poderá ser incluído em mais de um Projeto de Capacitação seja este de uma mesma IES Proponente ou de IES Proponentes distintas.
 
1.4.1.  As IES Proponentes poderão selecionar apenas Microempreendedores que sejam participantes deste Processo de Seleção e estejam a, no máximo, 150Km (cento e cinquenta quilômetros) de distância das cidades envolvidas neste Processo de Seleção. Não será aceito o desenvolvimento de projeto de capacitação pela IES Proponente para Microempreendedores que estejam localizados a distância superior à aqui fixada.

 

2.   PREMISSAS PARA INSCRIÇÃO NA CATEGORIA "MICROEMPREENDEDORES"

2.1. Durante este ProcessodeSeleção, as IES Proponentes deverão desenvolver Projetos de Capacitação a partir dos critérios e das metodologias pré-estabelecidas pela ORGANIZADORA e/ou por seus parceiros, devendo tal Projeto de Capacitação desenvolvido ser um trabalho original, ou seja, resultado da criação intelectual da IESProponente, com o auxílio da ORGANIZADORA.

2.1.1. Fica desde já estabelecido que, na eventualidade do envio de Projetos de Capacitação idênticos, ou seja, com a mesma justificativa, a ORGANIZADORA reserva-se no direito de desclassificar ambos os Projetos, sem prejuízo da responsabilidade criminal e civil do(s) inscrito(s) infrator(es), além de eventuais perdas e danos à ORGANIZADORA, e/ou a eventuais terceiros envolvidos. 

2.1.1.1. Em vista do disposto no item 2.1.1 acima, caso existam projetos de capacitação similares, mas com justificativas distintas, ambos serão considerados.

2.2. Será desclassificado, ainda, o Projeto de Capacitação que fizer propaganda eleitoral ou divulgar opinião favorável a qualquer partido ou candidato; colocar em risco a saúde e a segurança das pessoas; atentar contra a ordem pública, os bons costumes e/ou qualquer norma jurídica; contiver dados (mensagens, informação, imagens) subliminares ou que constituam ou possam constituir crime (ou contravenção penal), ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crimes (ou contravenção penal); violar qualquer lei ou sejam inapropriadas; violar direitos de Propriedade Intelectual de quaisquer terceiros, inclusive da ORGANIZADORA, em especial direitos autorais e marcários e de personalidade.

 

3.   CRONOGRAMA

3.1. Esta Categoria será desenvolvida pela ORGANIZADORA considerando o seguinte cronograma:
 
Etapas Descrição Período
Primeira EtapaInscrição de Microempreendedores interessados em participar de projetos de capacitação, via seu agente de crédito, e envio do vídeo do Microempreendedor.21/06/2017 a 27/07/2017
Avaliação dos vídeos dos Microempreendedores cadastrados28/07/2017 a 06/08/2017
Segunda Etapa Inscrição das IES Proponentes, escolha dos 5 Microempreendedores e envio de Resumo do Projeto de Capacitação07/08/2017 a 04/09/2017

 

Terceira Etapa

 

Avaliação e Seleção dos 10 (dez) Resumos que mais se destacaram, conforme critérios estabelecidos 05/09/2017 a 17/09/2017
Divulgação dos 10 (dez) Resumos que mais se destacaram, conforme seleção efetuada pela Comissão Julgadora18/09/2017
Quarta Etapa Treinamento e auxílio da ORGANIZADORA para o desenvolvimento do Projeto de Capacitação de cada IES Proponente (online e presencial) e envio de tal Projeto de Capacitação com o plano completo que contemple cada um dos Microempreendedores selecionados25/09/2017 a 15/10/2017
Quinta Etapa Avaliação e Seleção de até 3 (três) Projetos de Capacitação que serão considerados Finalistas 16/10/2017 a 29/10/2017
Divulgação dos 03 (três) Finalistas30/10/2017
Sexta EtapaSeleção e escolha do Projeto de Capacitação vencedor31/10/2017 a 06/11/2017
Sétima Etapa Divulgação do vencedor na Cerimônia de Premiação em São Paulo07/11/2017

 

3.1.1. As datas acima poderão sofrer alteração, a critério da ORGANIZADORA, que fará a divulgação das mesmas por meio de divulgação no website e nos canais de comunicação do Processo de Seleção.

 

4. INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE PROJETOS


A – PRIMEIRA ETAPA – INSCRIÇÃO DOS MICROEMPREENDEDORES

4.1. As inscrições dos Microempreendedores interessados no Processo de Seleção desta Categoria deverão ser realizadas, obrigatoriamente, pelos Agentes de Créditos da Prospera Santander Microcrédito das 18h00min (horário de Brasília – DF) do dia 21/06/2017 às 23h59min (horário de Brasília – DF) do dia 27/07/2017.

4.1.1. Para tanto, os Agentes de Crédito da Prospera Santander Microcrédito abordarão os Microempreendedores de suas carteiras de clientes para efetuar a divulgação deste Processo de Seleção

4.1.2. Caso o Microempreendedor tome o conhecimento deste Processo de Seleção por outros meios e tenha interesse em participar, este deverá entrar em contato com o seu Agente de Crédito da Prospera Santander Microcrédito para que seja possível o seu cadastramento e consequente participação.

4.2. Para a realização das inscrições dos Microempreendedores, os Agentes de Crédito da Prospera Santander Microcrédito receberão logins e senhas para que possam acessar o website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander e preencher corretamente a Ficha de Inscrição do Microempreendedor disponibilizada. Após o cadastro da Ficha de Inscrição do Microempreendedor, este terá automaticamente acesso ao sistema para validar seus dados e criar uma senha para ter acessos futuros e para assistir aos vídeos aulas disponibilizadas na aba "cursos", estando certo que o login será sempre o CPF indicado e cadastrado na Ficha de Inscrição pelo Agente de Crédito do Prospera Santander Microcrédito.
 

4.2.1. O preenchimento/envio da Ficha de Inscrição não precisa ser realizado de uma única vez, podendo o Agente de Crédito da Prospera Santander Microcrédito retornar posteriormente ao website deste Processo de Seleção para conclusão e envio da Ficha de Inscrição.
 
4.2.2. No momento do primeiro acesso ao website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander pelo Microempreendedor, este deverá responder a perguntas de validação para sua identificação.
 
4.2.3. As vídeo-aulas disponibilizadas são do programa "Tamo Junto", de titularidade da Aliança Empreendedora, empresa parceira deste Processo de Seleção, e serão selecionadas exclusivamente de acordo com o perfil do Microempreendedor participante.


4.3. Após o preenchimento da Ficha de Inscrição do Microempreendedor, o Agente de Crédito da Prospera Santander Microcrédito deverá gravar 1 (um) vídeo do Microempreendedor, de até 3 (três) minutos, para que este responda às perguntas da ORGANIZADORA, que serão disponibilizadas por meio de 1 (um) vídeo exemplo (tutorial) no sistema de inscrição.

4.3.1. As referidas perguntas possuem como objetivo avaliar o Microempreendedor e verificar se o seu perfil está enquadrado aos objetivos deste Processo de Seleção. Neste momento, o Microempreendedor deverá apresentar sua trajetória pessoal e profissional, motivação para abrir seu negócio, seus diferenciais e principais obstáculos. 

4.3.2. O envio do vídeo deverá ser realizado pelo Agente de Crédito da Prospera Santander Microcrédito por meio do próprio website deste Processo de Seleção, conforme instruções disponibilizadas pela ORGANIZADORA no sistema de inscrições. É de responsabilidade do Agente de Crédito da Prospera Santander Microcrédito visualizar e verificar se o upload do vídeo foi efetuado de forma correta e se este não foi corrompido.

4.3.2.1. Eventuais informações e respostas mencionados nos vídeos produzidos são de inteira e exclusiva responsabilidade dos Microempreendedores.  

 

4.4. Nesta etapa, será realizada uma validação da inscrição, pela Comissão de Seleção, de 28/07/2017 a 06/08/2017, que tem por objetivo verificar a aderência do perfil do Microempreendedor aos objetivos desta Categoria, a clareza e correção de informações, envio correto dos vídeos sob pena de desclassificação automática. Não haverá, nesta primeira etapa atribuição de notas individuais. Todos aqueles que atenderem aos objetivos desta Categoria estarão aptos a serem selecionados pelas IES Proponentes desta Categoria.

4.5. Os vídeos de todos os Microempreendedores que passarem pela validação citada acima ficarão disponíveis no website deste ProcessodeSeleção para que as IES Proponentes possam avaliá-los e, de acordo com os seus interesses, escolher 5 (cinco) Microempreendedores para desenvolvimento de 1 (um) Plano de Capacitação.  

4.5.1. Em razão dessa avaliação discricionária pelas IES Proponentes, fica estabelecido desde já que a inscrição do Microempreendedor não garante sua escolha por nenhuma IES Proponente, tampouco sua participação na próxima etapa, não gerando qualquer expectativa de direito, lucro, ou outra natureza. 


B – SEGUNDA ETAPA –INSCRIÇÃO DAS IES PROPONENTES

4.6. As inscrições das Instituições de Ensino Superior interessadas em desenvolver Projetos de Capacitação neste Processo de Seleção deverão ser realizadas das 18h00min (horário de Brasília – DF) do dia 07/08/2017 às 23h59min (horário de Brasília – DF) do dia 04/09/2017.

4.7. Para realização da inscrição, a IESProponente deverá acessar o website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander, preencher corretamente a Ficha de Inscrição para "IES Proponentes" nele disponibilizada.

4.8. No momento do preenchimento da Ficha de Inscrição, a IES Proponente deverá selecionar, dentre o rol de Microempreendedores disponíveis no raio de até 150Km (cento e cinquenta quilômetros) de distância das Cidades de Maceió e Arapiraca, 5 (cinco) Microempreendedores de seu interesse, sendo que pelo menos 1 (um) Microempreendedor deverá, obrigatoriamente, estar enquadrado na menor faixa de faturamento encontrada, conforme segmentação de Microempreendedores definida pela ORGANIZADORA, assim como apresentar, no próprio sistema de inscrição, de forma simplificada, o Resumo do Projeto de Capacitação, com as ideias e considerações iniciais do Projeto que será desenvolvido para aplicação nos negócios dos Microempreendedores escolhidos.

4.8.1. O preenchimento/envio da Ficha de Inscrição não precisa ser realizado de uma única vez, podendo a IESProponente retornar posteriormente ao website deste Processo de Seleção para conclusão e envio da Ficha de Inscrição. 

4.8.2. A IESProponente poderá alterar as informações da Ficha de Inscrição a qualquer tempo, até o seu efetivo envio. Após a inscrição e envio da Ficha de Inscrição não será possível a realização de nenhuma alteração no Resumo do Projeto, exceto se para adequação e atendimento à legislação vigente.

4.8.3. No ato da inscrição será gerado um número de identificação da inscrição.

4.9. Todo o processo de inscrição desta Categoria será realizado de forma online e somente serão aceitas e válidas as inscrições que se realizarem de tal forma. 

4.10. Todos os números, estatísticas e quaisquer informações utilizadas devem ter sua fonte mencionada de forma clara no Resumo do Projeto

4.11. Trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no Resumo do Projeto, bem como sua exatidão e adequação, são de exclusiva responsabilidade da IES Proponente. Informações oriundas de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não-publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página em que forem citados.

4.12. Resta claro que não serão aceitos projetos que apoiem somente empreendedores em estágio avançado de desenvolvimento. Consideram-se projetos em estágio "avançado de desenvolvimento" aqueles que estejam na faixa superior de faturamento conforme estabelecido item 1.2, subitem (i).

4.13. Nesta etapa, será realizada uma primeira etapa de validação, pela Comissão de Seleção, que tem por objetivo verificar a aderência do Resumo do Projeto aos objetivos desta Categoria sob pena de desclassificação automática. Não haverá, nesta segunda etapa atribuição de notas individuais aos Resumos dos Projetos. Todos aqueles que atenderem aos objetivos desta Categoria passarão para a próxima etapa.

 

C – TERCEIRA ETAPA – Avaliação e Seleção dos até 10 (Dez) "Resumos do Projeto" de Destaque

4.14. Nesta etapa a ORGANIZADORA, por meio de sua Comissão Julgadora avaliará os Resumos dos Projetos de Capacitação enviados, e selecionará dentre todos os inscritos, até 10 (dez) Resumos de Projetos de IESProponentes que mais se destacaram.

4.15. Para isto, serão utilizados pela Comissão Julgadora desta etapa os seguintes critérios: (i) Engajamento, (ii) Impacto Social, e (iii) Impacto Transformador, conforme indicado na tabela abaixo:
 
CRITÉRIO AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO
Engajamento

a.    Equipe gerencial e administrativa envolvida;

b.  Envolvimento com a temática do empreendedorismo.

c.    Motivação para participação no desafio

Para cada item da avaliação deste critério será atribuído até 3 (três) pontos. Esta pontuação terá peso 5.
Impacto Social

a. Motivação para a escolha dos empreendedores

b. Foco de desenvolvimento do empreendedor (a) apoiado (a)

Para cada item da avaliação deste critério será atribuído até 3 (três) pontos. Esta pontuação terá peso 3.
Impacto Transformador

a.    Soluções inovadoras para empreendedores, qualidade nas estratégias do plano de capacitação

b.    Experiências anteriores em projetos de empreendedorismo

Para cada item da avaliação deste critério será atribuído até 3 (três) pontos. Esta pontuação terá peso 2.

 

4.15.1. Passarão para a próxima etapa até 10 (dez) Resumos de Projetos de IESProponentes que apresentarem as melhores notas de acordo com a soma das notas obtidas em cada um dos critérios acima. 
 
4.15.2. Em caso de empate, os critérios de desempate serão os seguintes:

(i) A nota obtida em "Engajamento", prevalecerá sobre o critério "Impacto Social", e este prevalecerá sobre "Impacto Transformador";

(ii) Se, após aplicado o critério indicado no item (i) acima, permanecer o empate, será considerado melhor o Resumo do Projeto que primeiro houver sido enviado à ORGANIZADORA.


 
D – QUARTA ETAPA – Desenvolvimento e Envio do Projeto de Capacitação detalhado

4.16. As IESProponentes que tiverem os seus Resumos de Projeto de Capacitação selecionados na terceira etapa deverão participar do treinamento disponibilizado pela ORGANIZADORA (on-line e presencial) para apoio, alinhamento e orientações no desenvolvimento dos Projetos de Capacitação.

4.16.1. Para realização e comparecimento em tal treinamento, as IES Proponentes deverão indicar, até o dia 23 de setembro de 2017, até 2 (dois) participantes de sua equipe para comparecimento no treinamento. 

4.16.2. O treinamento acontecerá de forma online, porém em tempo real, nos dias 25, 26, 27 de setembro e 01 de outubro de 2017 das 14h às 17h (Horário de Brasília) e, presencialmente, nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2017 na cidade de Maceió, Estado de Alagoas, em local a ser definido pela ORGANIZADORA.

4.16.2.1. Os custos de hospedagem e transporte dos participantes da IES Proponente serão arcados pela ORGANIZADORA, conforme meio de transporte, hotel e alimentação definidos e escolhidos pela ORGANIZADORA.


4.17. Após o treinamento, as IES Proponentes deverão encaminhar até as 23h59min (horário de Brasília) de 15/10/2017, pelo sistema de inscrição (website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander), o Projeto de Capacitação desenvolvido, contemplando todos os Microempreendedores escolhidos, indicados na Ficha de Inscrição e no Resumo do Projeto, de forma detalhada. Com o Projeto de Capacitação desenvolvido, as IES Proponentes deverão apresentar declaração da reitoria da universidade manifestando a sua ciência e concordância na participação da Instituição de Ensino Superior no Processo de Seleção desta Categoria.

4.17.1. Para desenvolvimento, e com o objetivo de validação da viabilidade do Projeto de Capacitação, as IES Proponentes poderão contatar os Microempreendedores, mediante prévio agendamento com estes, não se responsabilizando a ORGANIZADORA por quaisquer custos e despesas eventualmente incorridos.
 

4.18. Todos os materiais enviados pelo sistema deste Processo de Seleção deverão estar legíveis e ter fontes devidamente citadas.

4.19. Dentre os Projetos de Capacitação efetivamente enviados, a Comissão Julgadora fará também a avaliação prévia. Nesta avaliação, a Comissão Julgadora verificará a aderência do Projeto de Capacitação enviado aos objetivos desta Categoria do Processo de Seleção, sob pena de desclassificação automática. Não haverá, nesta etapa, atribuição de notas individuais aos Projetos de Capacitação. Todos aqueles que atenderem aos objetivos descritos nesta quarta etapa passarão para a próxima etapa.

 

E – QUINTA ETAPA – SELEÇÃO DOS ATÉ 3 FINALISTAS

4.20. Serão selecionados, entre todos os Projetos de Capacitação enviados e não desclassificados, até 3 (três) Projetos de Capacitação via Comissão Julgadora. 

4.21. Para a seleção dos até 3 (três) Projetos de Capacitação finalistas, serão utilizados pela Comissão Julgadora os seguintes critérios: (i) Gestão Sustentável (ii) Impacto Social; e (iii) Impacto Transformador, conforme indicado na tabela abaixo:


CRITÉRIO AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO
Gestão Sustentável

a.    Gestão e sustentabilidade: estrutura sólida de equipe gerencial e administrativa;

b.    Grau de profissionalização em gestão de projetos;

c.    Visão estratégica, conhecimento do setor e gestão de riscos;

d.    Ética e transparência com stakeholders.

Para cada item da avaliação deste critério será atribuído até 3 (três) pontos. Esta pontuação terá peso 3.
Impacto Social

a. Geração e distribuição de renda;

b. Impacto direto e indireto na geração de empregos;

c. Práticas de inclusão financeira.

Para cada item da avaliação deste critério será atribuído até 3 (três) pontos. Esta pontuação terá peso 4.
Impacto Transformador

a.    Soluções inovadoras para empreendedores: fomento do desenvolvimento da comunidade onde está inserida com cursos, capacitações, materiais, entre outros;

b.    Experiência em atender perfis mais vulneráveis (mulheres, jovens, imigrantes, etc.);

c.    Indicadores de desenvolvimento comunitário.

Para cada item da avaliação deste critério será atribuído até 3 (três) pontos. Esta pontuação terá peso 5.

 

4.21.1. Passarão para a próxima etapa até 3 (três) Projetos de Capacitação melhor avaliados de acordo com os critérios acima. 
 
4.21.2. Em caso de empate, os critérios de desempate serão os seguintes:

i)    A nota obtida no "Impacto Transformador" prevalecerá sobre a nota obtida em "Impacto Social", que prevalecerá sobre o critério "Gestão Sustentável".
ii)   Se, após aplicado o critério indicado no item (i) acima, permanecer o empate, será considerado melhor o Projeto que primeiro houver sido enviado à ORGANIZADORA.

        F – SEXTA ETAPA – AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DO PROJETO VENCEDOR
         

        4.22. Dentre os até 3 (três) Projetos de Capacitação selecionados, a ORGANIZADORA verificará, entre 31 de outubro de 2017 e 06 de novembro de 2017, aquele que obteve a maior nota no ranking da etapa anterior, sendo este considerado o Projeto de Capacitação escolhido desta Categoria do Processo de Seleção.

        4.23. Em caso de empate, será observada a regra estabelecida no item 4.21.2 acima.


        F – SÉTIMA ETAPA – DIVULGAÇÃO DO PROJETO VENCEDOR

        4.24. Nesta Etapa, os coordenadores dos Projetos de Capacitação finalistas, indicados pelas IESProponentes na Ficha de Inscrição deste Processo de Seleção, serão convocados a virem a São Paulo para a Cerimônia de Premiação, com 1 (um) representante de cada Microempreendedor selecionado e indicado no Projeto, e os respectivos Agentes de Crédito do Prospera Santander Microcrédito.

        4.24.1. A Cerimônia de Premiação será realizada no dia 07/11/2017, a partir das 18h00min, no Teatro Santander, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo.

        4.25. Todas as despesas de deslocamento, estadia e alimentação para 1 (um) representante da IES Proponente finalista (coordenador) e para 1 (um) representante de cada Microempreendedor serão custeadas pela ORGANIZADORA. Os Agentes de Crédito da Prospera Santander Microcrédito também terão as suas respetivas despesas custeadas pela ORGANIZADORA.

        4.26 Será considerada contemplada e fará jus ao recebimento do apoio da ORGANIZADORA o Projeto de Capacitação da IESProponente que ficou com a melhor nota na Quinta Etapa desse Anexo II.

         

        5. COMISSÕES JULGADORAS

        5.1. Todas as Comissões Julgadoras desta Categoria serão compostas por integrantes das empresas parceiras da ORGANIZADORA neste Processo Seletivo, renomadas no tema empreendedorismo, e terão por responsabilidade, a avaliação e seleção de todos os Projetos participantes. 
         
        5.2. A Comissão Julgadora utilizará as metodologias e critérios pré-estabelecidos neste Anexo II.
         
        5.3. Todos os processos de avaliação e seleção desta Categoria são de total e exclusiva responsabilidade da Comissão Julgadora. 
         
        5.4. Este Processo de Seleção será acompanhado por área interna da ORGANIZADORA com atuação independente do processo. Na eventualidade de empate entre Projetos de Capacitação, a decisão de desempate será exclusiva da Comissão Julgadora, conforme critérios definidos neste Anexo II.
         
        5.5. Todas as decisões das Comissões Julgadoras são soberanas, não cabendo, em qualquer etapa, seja durante a avaliação, seja na efetiva premiação, recursos ou impugnações por partes das IES Proponentes.

         

        6. DO APOIO E EXECUÇÃO DO PROJETO

        6.1. A IESProponente do Projeto de Capacitação escolhido desta Categoria será beneficiada com o apoio de até R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) líquidos para desenvolvimento e execução do Projeto de Capacitação, durante o período de até 6 (seis) meses, além de apoio de mentoria de parceiro exclusivo da ORGANIZADORA, obedecida todas as disposições previstas no Edital deste Processo de Seleção.

        6.2. Cada um dos Microempreendedores constantes no Projeto de Capacitação escolhido desta Categoria também serão beneficiados com o apoio de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para aplicarem em seus negócios, com acompanhamento e aprovação da ORGANIZADORA.

        6.3. As condições, forma de disponibilização dos recursos, prazos específicos e demais disposições relacionadas serão estabelecidas pela ORGANIZADORA em Contratos específicos que serão celebrados com a IESProponente do Projeto de Capacitação vencedor, os Microempreendedores constantes no Projeto de Capacitação e o parceiro exclusivo da ORGANIZADORA, nos termos previstos no Edital deste Processo de Seleção.

        6.4. O Projeto de Capacitação deverá ser aplicado durante até 6 (seis) meses. 

        6.5. O planejamento e a utilização dos recursos deverão ser coerentes com as atividades e metas do Projeto de Capacitação e obedecer ao plano de trabalho e cronograma de execução apresentado neste Processo de Seleção e previstos no Contrato celebrado com a ORGANIZADORA

        6.6. O Projeto de Capacitação vencedor somente poderá sofrer alterações, seja no orçamento, nas metas e/ou nas atividades, mediante autorização prévia e expressa da ORGANIZADORA.

        6.7. Fica, desde já, estabelecido que, ao participar deste Processo de Seleção, a IES Proponente automaticamente assume as seguintes obrigações, dentre outras que poderão ser estabelecidas no Contrato celebrado com a ORGANIZADORA:

        a. Organização de equipe para execução do Projeto de Capacitação, de acordo com perfil indicado na ficha resumo da inscrição.

        b. Suporte às ações da equipe do Projeto de Capacitação em campo;

        c. Acompanhamento e execução das atividades, cronograma e metas;

        d. Assessoria mínima de 2 (duas) horas semanais aos Microempreendedores do Projeto de Capacitação;

        e. Divulgação local do projeto e suas ações e resultados para amplo conhecimento da sociedade, conforme definido pela ORGANIZADORA e seus respectivos parceiros;

        f. Aplicação correta e boa gestão dos recursos financeiros, seguindo estritamente o plano de trabalho, cronograma e orçamento do Projeto de Capacitação apresentado e aprovado neste Processo de Seleção e conforme disposto no Contrato celebrado com a ORGANIZADORA;

        g. Prestação de contas de desembolso financeiro, nos prazos e formas estabelecidos no Contrato celebrado com a ORGANIZADORA;

        h. Preenchimento semestral dos indicadores dos microempreendedores apoiados a partir do modelo proposto pela Aliança Empreendedora, parceira da ORGANIZADORA;

        i. Envio mensal de relatório de atividades, acompanhados de materiais de suporte;

        j. Envio de relatório final;

        k. Organização das visitas de acompanhamento com o parceiro da ORGANIZADORA; e

        l. Participação em encontros de capacitação com os parceiros da ORGANIZADORA neste Processo de Seleção.

        6.7.1. Fica estabelecido que não poderão participar da equipe do Projeto de Capacitação da IES Proponente os parentes de até 2º (segundo) grau dos Microempreendedor que serão beneficiados com o Projeto de Capacitação. Em sendo observada esta situação, a IES Proponente deverá providenciar a substituição imediata de tal participante da equipe.

        6.8. Caso a IES Proponente não deseje dar continuidade ou não consiga executar o projeto segundo o cronograma previsto, os recursos alocados deverão ser obrigatoriamente e integralmente ressarcidos em sua totalidade à ORGANIZADORA, que definirá novo destino para o recurso, a seu único e exclusivo critério.

        6.8.1. Na eventualidade de desistência antes do apoio da ORGANIZADORA, a IES Proponente será desclassificada e a ORGANIZADORA, a seu único e exclusivo critério, poderá contemplar outro Projeto de Capacitação deste Processo de seleção, que tenha obtido a melhor nota na Quinta Etapa.


        6.9. Caso haja desistência de qualquer Microempreendedor, a qualquer momento e em qualquer etapa deste Processo de Seleção, este será desclassificado e a IES Proponente não poderá substituí-lo em seu Projeto de Capacitação em hipótese alguma.


        7. PROPRIEDADE INTELECTUAL

        7.1. As IES Proponentes afirmam ser titulares dos direitos de propriedade intelectual referentes aos materiais remetidos à ORGANIZADORA por ocasião de sua inscrição neste Processo de Seleção ou possuir licenças concedidas pelos titulares de tais direitos para utilizá-los nos termos deste Anexo II e do Edital, inclusive para licenciá-los à ORGANIZADORA. As IES Proponentes assumem, ainda, total responsabilidade por eventuais alegações referentes a violação de direitos de propriedade intelectual de terceiros e comprometem-se a arcar com eventuais custos relativos a questões de propriedade intelectual de terceiros, garantindo a livre divulgação de textos, sons, imagens e informações pela ORGANIZADORA, sendo os eventuais direitos morais de autor preservados.
         
        7.2. Todas as IESProponentes assumem total e exclusiva responsabilidade pelo Projeto de Capacitação que enviarem, por sua titularidade e originalidade, incluindo, sem limitação, responsabilidade por eventuais violações à intimidade, privacidade, honra e imagem de qualquer pessoa, a deveres de segredo, à propriedade industrial, direito autoral e/ ou a respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados, eximindo a ORGANIZADORA de qualquer responsabilidade relativamente a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações.
         
        7.3. O ato da inscrição neste Processo de Seleção confere à ORGANIZADORA o direito de divulgar os Projetos de Capacitação inscritos em seus sites e em qualquer canal de comunicação e difundir seu conteúdo, agindo como articuladora, sem a necessidade de prévia autorização das pessoas e instituições participantes que não terão direito a quaisquer remunerações ou gratificações adicionais. Logo, os inscritos autorizam desde já, pelo prazo de 5 (cinco) anos e de forma gratuita, a divulgação pela ORGANIZADORA dos projetos inscritos, respeitado, conquanto, o direito moral do autor, nos termos deste Anexo II e do Edital. Não há, contudo, obrigação de que a ORGANIZADORA de fato divulgue tais Projetos de Capacitação.

        7.4. Os Projetos de Capacitação a serem analisados devem ser resultado da criação intelectual exclusiva e original das IESProponentes, não podendo ser plágio e/ou cópia total ou parcial de criações de terceiros, sendo certo que eventual desrespeito à legislação referente à propriedade intelectual será causa para desclassificação imediata, sem prejuízo da responsabilidade criminal e civil do inscrito infrator, além de eventuais perdas e danos à ORGANIZADORA, e/ou a eventuais terceiros envolvidos.

         

        8. DISPOSIÇÕES GERAIS

        8.1. Este Processo de Seleção se dará em fases, conforme descrito no quadro resumo constante no item 3.1 acima.

        8.2. Os Projetos de Capacitação que não forem preenchidos com os dados completos, ou que forem incorretamente preenchidos/enviados, que não permitirem a perfeita identificação e compreensão dos dados contidos, ou cujos Projetos de Capacitação ou documentos possam ser caracterizados como tentativa de fraude ou abuso, ou de uso de Projetos de Capacitação de autoria de terceiros não indicados, serão eliminados do presente Processo de Seleção. Os dados fornecidos pelas IESProponentes, no momento de sua inscrição, deverão ser corretos, claros, precisos, completos e apresentados de uma forma que permita a verificação de sua procedência, veracidade e autenticidade.

        8.3. A ORGANIZADORA se reserva no direito de desclassificar as inscrições e/ou Projetos de Capacitação que não preencham os requisitos previstos no presente Edital, independentemente de qualquer obrigação de comunicar às IESProponentes a respeito desta desclassificação.

        8.4. As IES Proponentes receberão e-mail confirmando sua inscrição neste Processo de Seleção, posteriormente ao recebimento pela ORGANIZADORA dos Projetos de Capacitação e documentos enviados para inscrição. A ORGANIZADORA não se responsabiliza caso tal e-mail seja bloqueado por filtros antispam das IES Proponentes.

        8.5. As IES Proponentes serão as únicas responsáveis em caso de utilização indevida e pelos eventuais danos causados a terceiros, ou para os quais tenham concorrido, decorrentes do envio de Projetos de Capacitação e/ou documentos para sua inscrição neste Processo de Seleção.

        8.6. O Projeto de Capacitação vencedor deste Processo de Seleção será divulgado no dia 07/11/2017 no website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander, App Santander Universitário e demais veiculos de comunicação como imprensa, redes sociais e etc.
         
        8.7. Este Anexo II faz parte das Condições Gerais do Edital de Seleção de Projetos "Empreenda Santander". Em caso de conflito entre este Anexo II e as Condições Gerais do Edital, prevalecerá o disposto nas Condições Gerais do Edital.

        8.8. Fica eleito o Foro Central da Comarca da Cidade de São Paulo como competente para dirimir quaisquer controvérsias relativas ou decorrentes deste Edital, com renúncia expressa das Partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

         


        ANEXO III

        CONDIÇÕES ESPECÍFICAS

        CATEGORIA "STARTUPS"

         

        A Categoria "Startups" visa apoiar e reconhecer as startups que estejam em fase de consolidação de seu modelo de negócio e de seu produto no mercado, observados os termos e condições estabelecidos neste Anexo III.

         

        1. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

        1.1. Podem participar desta Categoria todas as pessoas jurídicas que estejam regularmente constituídas e devidamente inscritas perante o Ministério da Fazenda, com sede no território nacional, e que sejam consideradas startups em fase de consolidação de seu modelo de negócio e de seu produto no mercado.

        1.1.1. Para efeitos deste Processo de Seleção, serão consideradas Startups as empresas jovens, inovadoras, com alto potencial de crescimento e que exerçam as suas atividades em um cenário de extrema incerteza em relação ao seu modelo de negócio e de seu produto.
         
        1.1.2. As startups que ainda não estejam constituídas e/ou estruturadas, ou seja, ainda estejam em estágio pré-operacional e/ou não tenham empresa constituída, não poderão participar desta Categoria. A ORGANIZADORA recomenda, nestes casos, que o interessado verifique a possibilidade de inscrição de seu Projeto na Categoria "Universitário Empreendedor", que irá apoiar ideias inovadoras que tendem a se tornar negócios de alto impacto no futuro – você pode consultar o Anexo desta Categoria neste site.


        1.2.    As pessoas jurídicas interessadas, que sejam consideradas elegíveis à participação do Processo de Seleção desta Categoria, poderão se inscrever de forma individual ou em equipes, sendo que o Projeto deverá ser inscrito, obrigatoriamente, pelo representante legal da startup, sendo este considerado, para todos os fins e efeitos, Proponente do Projeto.

        1.2.1. Somente poderão figurar como membros de equipe aqueles que tenham algum vínculo comprovado com a startup participante, seja este vínculo empregatício, trabalhista, associativo, de prestação de serviço, etc. A comprovação do referido vínculo deverá ser efetuada na Quinta Etapa deste Processo de Seleção, no momento da validação dos finalistas desta Categoria.

        1.3. Cada Proponente poderá participar com mais de 01 (um) Projeto, desde que seja de startups (pessoas jurídicas) distintas. Não será aceita a participação de uma mesma startup inscrita por Proponentes distintos.

        1.3.1. A não observância do item acima será motivo para desclassificação imediata do participante e de sua equipe, se for o caso.

         

        2.  PREMISSAS PARA INSCRIÇÃO DE PROJETOS NA CATEGORIA "STARTUPS"

        2.1. O Projeto inscrito por cada Proponente (individual e/ou equipe) deverá ser decorrente de uma startup em fase de consolidação de seu modelo de negócio e de seu produto no mercado. 

        2.2. Qualquer Projeto de conteúdo impróprio, que contenha palavras de baixo calão ou ofensivas à moral e aos bons costumes, de conteúdo ilegal, nocivo, doloso, ameaçador, ofensivo, calunioso, difamatório, desrespeitoso, infundado, discriminatório, criminoso, que deixem de atender critérios de veracidade e/ou que não esteja de acordo com as condições descritas neste Anexo, assim como aquele em desconformidade com este Anexo e/ou com o Edital deste Processo de Seleção será automaticamente desclassificado, inclusive aquele que possa ser interpretado como cópia ou reprodução total ou parcial de obras de terceiros, ou que de alguma forma coloque em dúvida a sua autoria.

        2.2.1. Será desclassificado, ainda, o Projeto que fizer propaganda eleitoral ou divulgar opinião favorável a qualquer partido ou candidato; colocar em risco a saúde e a segurança das pessoas; atentar contra a ordem pública, os bons costumes e/ou qualquer norma jurídica; contiver dados (mensagens, informação, imagens) subliminares ou que constituam ou possam constituir crime (ou contravenção penal), ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crimes (ou contravenção penal); violar qualquer lei ou sejam inapropriadas; violar direitos de Propriedade Intelectual de quaisquer terceiros, inclusive da ORGANIZADORA, em especial direitos autorais e marcários e de personalidade.
         
        2.3. O Proponente, autor do melhor Projeto, selecionado conforme as disposições previstas no Processo de Seleção desta Categoria, receberá apoio da ORGANIZADORA, por meio da startup participante, conforme disposto no Edital e neste Anexo III. 


        3.  CRONOGRAMA

        3.1. Esta Categoria será desenvolvida pela ORGANIZADORA considerando o seguinte cronograma:

         
        Etapas Descrição Período
        Primeira EtapaInscrições do Projeto e envio da Ficha Resumo 21/06/2017 a 04/09/2017

         

        Segunda Etapa

        Avaliação e Seleção dos 100 (cem) Proponentes que apresentaram as melhores Fichas Resumo05/09/2017 a 17/09/2017
        Divulgação dos 100 (cem) Proponentes que apresentaram as melhores Fichas Resumo18/09/2017
        Terceira EtapaEnvio de vídeo explicativo do Projeto, conforme questões apresentadas pela ORGANIZADORA19/09/2017 a 30/09/2017
        Quarta EtapaAvaliação e Seleção dos vídeos dos Projetos Semifinalistas (até 20 Projetos) 01/10/2017 a 15/10/2017
        Divulgação dos semifinalistas selecionados pela Comissão Julgadora16/10/2017
        Quinta EtapaEntrevista dos 20 Proponentes dos Projetos Semifinalistas, Avaliação e Seleção dos Projetos Finalistas (até 7 Projetos)17/10/2017 a 29/10/2017
        Divulgação finalistas selecionados 30/10/2017
        Sexta EtapaApresentação à Banca (São Paulo)07/11/2017
        Divulgação do vencedor na Cerimônia de Premiação em São Paulo07/11/2017

         

        3.1.1. As datas acima poderão sofrer alteração, a critério da ORGANIZADORA, que fará a divulgação aos Proponentes, no website e nos canais de comunicação do Processo de Seleção.

         

        4.  FORMA DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE PROJETOS

         A – PRIMEIRA ETAPA – INSCRIÇÃO E ENVIO DA FICHA RESUMO DO PROJETO

        4.1. As inscrições no Processo de Seleção desta Categoria estarão abertas a partir das 18h00min (horário de Brasília – DF) do dia 21/06/2017 e se encerrarão às 23h59min (horário de Brasília – DF) do dia 04/09/2017.

        4.2. Para as inscrições, o Proponente (individual e/ou em equipe, sendo o Proponente, neste caso, considerado "Líder") deverá: (i) baixar na loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store) o Aplicativo Santander Universitário para adquirir seu "token/código de acesso"; e (ii) realizar a sua inscrição por meio do Aplicativo Santander Universitário, através do link "Empreenda Santander", ou por meio do website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander. Em ambos os canais, o Proponente deverá preencher corretamente a Ficha de Inscrição nele disponibilizada (na qual  deverão ser informados dados como razão social, CNPJ, e endereço da startup participante e nome, endereço, RG, CPF, e-mail e telefone do Proponente, bem como criado senha para futuros acessos) e, após o preenchimento de tal Ficha de Inscrição e conclusão do cadastro, o interessado deverá preencher e enviar à Comissão de Seleção a Ficha Resumo de seu projeto referente à sua startup - no próprio sistema de inscrição.

        4.2.1. O "token/código de acesso" poderá ser obtido por meio de qualquer celular que possua o Aplicativo Santander Universitário. Em vista disso, o Proponente, se assim preferir, poderá obter o "token/código de acesso" por meio do celular de terceiro. Por medida de segurança, será permitida a obtenção de apenas 01 (um) "token/código de acesso" por dispositivo.

        4.2.2. O aplicativo Santander Universitário possuirá conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo selecionados pela Endeavor Brasil, parceira da ORGANIZADORA neste Processo de Seleção, para todos os interessados.

        4.2.3. A Ficha Resumo do Projeto deverá apresentar um resumo da startup, dos problemas enfrentados e o motivo de sua participação neste Processo de Seleção. A ORGANIZADORA poderá disponibilizar perguntas que deverão ser respondidas pelos Proponentes para que a sua startup seja compreendida e o Projeto inscrito minimamente analisado pela ORGANIZADORA.

        4.2.3.1. Não é obrigatório o preenchimento/envio da Ficha Resumo no mesmo momento do preenchimento da Ficha de Inscrição. O Proponente (individual ou Líder da equipe) poderá retornar posteriormente ao website deste Processo de Seleção para conclusão e envio da Ficha Resumo.
         
        4.2.3.2. O Proponente poderá alterar as informações da Ficha Resumo e/ou Ficha de Inscrição a qualquer tempo, até o efetivo envio da Ficha Resumo. Após a inscrição e envio da Ficha Resumo do Projeto não será possível a realização de nenhuma alteração. No ato da inscrição será gerado um número de identificação do Projeto, que será o número da inscrição.
         
        4.2.3.3. Em vista do disposto no item 4.2.1.2 acima, somente serão considerados participantes desta Categoria, as startups cujos Proponentes (individuais e/ou Líderes de equipe) dos Projetos tiverem efetivamente enviado a Ficha Resumo pelo sistema deste Processo de Seleção.
         
        4.2.3.4. A ORGANIZADORA esclarece que o login para acessos futuros ao website deste Processo de Seleção será o CPF do Proponente líder e senha cadastrados na Ficha de Inscrição.

        4.2.4. A inscrição da startup poderá ser feita pelo Proponente de forma individual, ou por meio de equipes, sendo que, conforme previsto no item 1.2.1, todos os membros de equipe devem possuir vínculo com a startup cadastrada. Além disso, será permitida a participação de equipes com, no máximo, 5 (cinco) integrantes.

        4.2.5. No caso de inscrição da startup em equipe, o representante legal, responsável pelo primeiro acesso ao sistema será considerado o Proponente "líder" do Projeto, que desempenhará função de integrador dos membros daquela equipe, intermediando toda a comunicação e preenchimento dos documentos e formulários necessários à participação da equipe no Processo de Seleção desta Categoria, bem como ser o responsável pela apresentação do Projeto à Comissão Julgadora.

        4.2.5.1. Inobstante o quanto disposto no item 4.2.4 acima, fica, desde já, estabelecido que somente serão considerados integrantes da equipe do Proponente aqueles que foram mencionados na plataforma deste Processo de Seleção conforme dados cadastrados pelo Proponente Líder no momento do preenchimento da Ficha de Inscrição. Além disso, todos os membros de equipe citados receberão um e-mail da ORGANIZADORA com o link para criação da senha para acessos futuros à Plataforma, sendo que o login será o CPF cadastrado.

         

        4.3. Imediatamente após o preenchimento da Ficha de Inscrição, será disponibilizado um link para acesso, pelo Proponente (individual ou Líder de equipe), a diversos conteúdos selecionados sobre empreendedorismo, distintos daqueles constantes no aplicativo Santander Universitário.

        4.4. Todo o processo de inscrição desta Categoria será realizado de forma online e somente serão aceitas e válidas as inscrições que se realizarem de tal forma.  

        4.5. Todos os números, estatísticas e quaisquer informações utilizadas devem ter sua fonte mencionada de forma clara no Projeto.

        4.6. Trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no Projeto, bem como sua exatidão e adequação, são de exclusiva responsabilidade do Proponente e da startup participante. Informações oriundas de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não-publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página em que forem citados.

        4.7. Nesta etapa, será realizada uma primeira etapa de avaliação, pela Comissão de Seleção, que tem por objetivo verificar a clareza, coerência e objetividade do Resumo do Projeto apresentado e das startups aos objetivos desta Categoria sob pena de desclassificação automática. Não haverá, nesta primeira etapa atribuição de notas individuais aos Resumos dos Projetos. Todos aqueles que atenderem aos objetivos desta Categoria passarão para a próxima etapa.

        B – SEGUNDA ETAPA – Avaliação e Seleção dos até 100 Melhores Proponentes/Fichas Resumo

        4.8. Nesta etapa a ORGANIZADORA, por meio de sua Comissão Julgadora avaliará as Fichas Resumo dos Projetos enviados, e selecionará dentre todos os inscritos, os até 100 (cem) Proponentes que apresentaram as melhores Fichas Resumo.

        4.9. Para isto, serão utilizados pela Comissão Julgadora desta etapa os seguintes critérios:
         

        CRITÉRIO AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO
        Tamanho e potencial do mercadoSerá avaliado se o Projeto da startup resolve um problema relevante. Além disso, se o Projeto está inserido em um setor/mercado que movimenta muitos recursos, tem uma tendência de crescimento nos próximos anos, e uma base potencial de clientes que será suficiente para comportar uma grande empresaPara este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
        Inovação e Diferencial competitivoSerá avaliado se o Projeto da startup é capaz de inovar para se diferenciar concretamente de seus concorrentes, no longo prazo. É essencial que o diferencial competitivo da solução seja claro, e que apresente resolução de problemas melhores do que as soluções que já existem no mercado, de forma única. Além disso, é importante ter alta barreira de entrada para potenciais competidores (que não seja fácil de copiar).Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
        Modelo de negócio Será avaliado se o Projeto da Startup tem um modelo de negócios altamente escalável e facilmente replicável e deve ter um modelo de receita que permite o aumento do seu retorno à medida em que cresce.Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
        Conquistas/Evidências de SucessoSerá avaliado se o Proponente e/ou sua equipe apresentam indícios de capacidade de execução e métricas que mostram que o negócio tenha tração. Será avaliado mais do que boas ideias e sim modelo de negócios que tenham se destacado em sua trajetória (como reconhecimentos, investimentos, parcerias, base de clientes, etc).Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
        Perfil dos EmpreendedoresSerá avaliado se o Proponente e/ou sua equipe querem transformar o setor onde atuam, tenham conhecimento sobre ele, e paixão pela startup cadastrada e pelo problema que está sendo resolvido, que estão em busca constante de inovação, podendo um dia se tornarem líderes em seu setor de atuação.Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).

         

        4.9.1. Passarão para a próxima etapa os até 100 (cem) Proponentes que tiverem os Projetos melhor avaliados, ou seja, apresentarem as maiores notas pela soma de todos os critérios, conforme acima. 
         
        4.9.2. Em caso de empate, os critérios de desempate serão os seguintes:

            i)    A nota obtida no "conquistas/evidências de sucesso" prevalecerá sobre a nota obtida em "inovação e diferencial competitivo", que prevalecerá sobre os demais critérios;
            ii)   Se, após aplicado o critério indicado no item (i) acima, permanecer o empate, irá para a próxima etapa, o Proponente que primeiro tiver enviado a Ficha Resumo à ORGANIZADORA.

        4.10. A divulgação dos 100 (cem) Proponentes selecionados será realizada no website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander, até as 23h59min do dia 18/09/2017.


        C – TERCEIRA ETAPA – Envio do vídeo explicativo

        4.11. Os 100 (cem) Proponentes dos Projetos selecionados na segunda etapa deverão encaminhar, durante o período das 18h00 do dia 19/09/2017 a 30/09/2017, até as 23h59min (horário de Brasília), pelo sistema de inscrição (website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander), 1 (um) vídeo explicativo do Projeto, respondendo as seguintes questões: (i) Qual é a visão do empreendedor para o negócio; (ii) Como o empreendedor enxerga o planejamento para alcançar sua visão; e (iii) Quais são os principais desafios para isso.

        4.11.1. O envio do vídeo deverá ser realizado pelo próprio website deste Processo de Seleção, com link validado em qualquer sistema de vídeo streaming, tal como Youtube e/ou pelo Vimeo. A ORGANIZADORA disponibilizará materiais com instruções para envio do vídeo.

        4.11.2. Durante o prazo para envio do vídeo os até 100 (cem) Proponentes selecionados terão acesso a uma curadoria exclusiva de conteúdos feita especificamente para os desafios comuns de empresas em estágio inicial.

        4.11.3. O não envio do vídeo de forma correta e/ou dentro do prazo estabelecido pela ORGANIZADORA, será causa para desclassificação automática da startup participante e, consequentemente, do Proponente (individual e/ou equipe).

        4.12. Todos os materiais enviados deverão estar legíveis e ter fontes devidamente citadas.

        4.13. Dentre os até 100 (cem) projetos enviados, a Comissão Julgadora fará também a avaliação prévia. Nesta avaliação, A Comissão Julgadora verificará a aderência do Projeto enviado aos objetivos desta Categoria do Edital de Seleção, bem como a adequação e clareza do vídeo, sob pena de desclassificação automática. Não haverá, nesta etapa atribuição de notas individuais aos Projetos. Todos aqueles que atenderem aos objetivos descritos neste terceira etapa passarão para a próxima etapa.

        D – QUARTA ETAPA – SELEÇÃO DOS ATÉ 20 SEMIFINALISTAS

        4.14. Todas as startups participantes que não tiverem os Projetos apresentados pelos Proponentes desclassificados na terceira etapa, serão avaliados, novamente, pela Comissão Julgadora que selecionará até 20 (vinte) Projetos semifinalistas, de acordo com os seguintes critérios: 


        CRITÉRIO AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO
        Clareza na visão do negócioSerá avaliado se o Proponente (individual e/ou equipe) entende como funciona o modelo de negócios da startup, bem como o ambiente em que estão inseridos. Entendem qual é o negócio, quem são os clientes e potenciais clientes, produtos e/ou serviços que oferecem e quais seus diferenciais.Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
        Conhecimento do planejamento para alcançar a visão Será avaliado se o Proponente (individual e/ou equipe) se planeja, definindo qual caminho seguir e quais os principais riscos e desafios que podem enfrentar na jornada do negócio. Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
        Conhecimento sobre os desafios que serão enfrentados para alcançar a visãoSerá avaliado se o Proponente (individual e/ou equipe) se prepara para os desafios com processos bem definidos, metas e indicadores. Sabe onde estão e onde querem chegar em determinado período. Conhecem a fundo as estratégias adotadas e usam dados para propor ações de melhoriaPara este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).

         

        4.14.1. Passarão para a próxima etapa os até 20 (vinte) Proponentes que tiverem os Projetos melhor avaliados, ou seja, apresentarem as maiores notas pela soma de todos os critérios, conforme acima.
         
        4.14.2. Em caso de empate, os critérios de desempate serão os seguintes:

            i)  A nota obtida no "Conhecimento do planejamento para alcançar a visão" prevalecerá sobre a nota obtida em "Conhecimento sobre os desafios que serão enfrentados para alcançar a visão", que prevalecerá sobre o critério "Clareza na visão do negócio";
            ii) Se, após aplicado o critério indicado no item (i) acima, permanecer o empate, será considerado melhor o Projeto, e irá para a próxima Etapa, que primeiro houver sido enviado à ORGANIZADORA.

        4.15. A divulgação dos até 20 (vinte) Proponentes selecionados será divulgado no website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Desafio Empreenda Santander, até as 23h59min do dia 16/10/2017.

        E – QUINTA ETAPA – ENTREVISTA DOS ATÉ 20 SEMIFINALISTAS E SELEÇÃO DOS FINALISTAS

        4.16. Serão selecionados, entre todos os semifinalistas, até 07 (sete) Projetos via comissão julgadora dessa etapa do processo. 
         
        4.17. Para a seleção dos até 07 (sete) Projetos finalistas, os até 20 (vinte) Proponentes dos Projetos semifinalistas passarão por uma entrevista, que será realizada pela ORGANIZADORA e/ou seus parceiros, por telefone e/ou Skype, em data e horário a ser previamente marcada pela ORGANIZADORA.

        4.17.1. Durante a realização da entrevista indicada no item 4.18 acima, os Proponentes estarão sendo analisados pela ORGANIZADORA.

        4.17.2. Ainda, durante o período das 18h00min do dia 17/10/2017 até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 29/10/2017, pelo sistema de inscrição (website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander), os Proponente deverão enviar, via upload, os seguintes documentos:
        • A documentação comprobatória da regular constituição da startup do Proponente; e
        • Todos os documentos que comprovem o vínculo de todos os membros da equipe, cadastrados neste Processo de Seleção, com a startup participante.
        4.17.2.1. A ORGANIZADORA poderá, a qualquer tempo, solicitar a apresentação da documentação acima indicada de forma física, sendo que o não envio, no prazo estabelecido pela ORGANIZADORA, será causa para desclassificação automática da startup participante e, consequentemente do Proponente (individual e/ou Líder) deste Processo de Seleção

        4.1.7.3 Após a realização da entrevista de todos os semifinalistas, a ORGANIZADORA analisará todos os materiais até então encaminhados, assim como as entrevistas realizadas.

         

        4.18. As análises serão efetuadas pela comissão julgadora constituída exclusivamente para esta etapa, que analisará todos os materiais e a entrevista realizada, de acordo com os critérios indicados no item 4.15 acima.

        4.19. Passarão para a próxima etapa os até 07 (sete) Proponentes que tiverem os Projetos melhor avaliados e que obtiverem a maior pontuação. 

        4.20.  Poderá ser realizada a gravação das entrevistas, hipótese em que os Proponentes desde já, autorizam o uso do nome, da imagem e do som de voz, a título gratuito e por prazo indeterminado, para publicação de suas entrevistas em quaisquer meios de comunicação, a exclusivo critério da ORGANIZADORA.

        F – SEXTA ETAPA – AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DO PROJETO VENCEDOR

        4.21. Nesta Etapa, os até 07 (sete) Proponentes dos Projetos selecionados já terão direito ao apoio de um parceiro da ORGANIZADORA para aceleração da startup e mentoria, por meio de um programa de capacitação personalizado de acordo com os desafios individuais de cada empresa.

        4.22. Tais Proponentes serão convocados, ainda, a realizar uma apresentação de seus Projetos de até 3 (três) minutos, pessoalmente para a comissão julgadora formada por uma banca de executivos na cidade de São Paulo, que poderá realizar perguntas aos Proponentes após a apresentação do Projeto.

        4.22.1. A apresentação do Projeto será realizada no dia da Cerimônia de Premiação, qual seja 07/11/2017, a partir das 08h00min, na Arena Santander, localizada na USP – Universidade de São Paulo - Cidade Universitária, na Cidade e Estado de São Paulo.
         

        4.23. Todos os finalistas que residirem em uma distância maior que 150km da cidade de São Paulo terão as despesas de deslocamento, estadia e alimentação custeadas pela ORGANIZADORA, conforme meio de transporte, hotel e alimentação definida e escolhida pela ORGANIZADORA. Em caso de equipe, somente serão custeadas as despesas dos líderes dos projetos pela ORGANIZADORA.

        4.24. Os finalistas que se recusarem a comparecer para a apresentação serão automaticamente desclassificados.

        4.25. Os Projetos dos Proponentes finalistas, serão avaliados pela comissão julgadora, de acordo com os seguintes critérios:


        CRITÉRIO AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO
        Tamanho e potencial do mercadoSerá avaliado se o Projeto da startup resolve um problema relevante para um grupo grande de clientes. Além disso, se o Projeto está inserido em um setor/mercado que movimenta muitos recursos, tem uma tendência de crescimento nos próximos anos, e uma base potencial de clientes que será suficiente para comportar uma grande empresaPara este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
        Inovação e Diferencial competitivoSerá avaliado se o Projeto da startup é capaz de inovar para se diferenciar concretamente de seus concorrentes, no longo prazo. É essencial que o diferencial competitivo da solução seja claro, e que apresente resolução de problemas melhores do que as soluções que já existem no mercado, de forma única. Além disso, é importante ter alta barreira de entrada para potenciais competidores (que não seja fácil de copiar).Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
        Modelo de negócio Será avaliado se o Projeto da Startup tem um modelo de negócios altamente escalável e facilmente replicável e deve ter um modelo de receita que permite o aumento do seu retorno à medida em que cresce.Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
        Conquistas/Evidências de SucessoSerá avaliado se o Proponente e/ou sua equipe apresentam indícios de capacidade de execução e métricas que mostram que o negócio tenha tração. Será avaliado mais do que boas ideias e sim modelo de negócios que tenham se destacado em sua trajetória (como reconhecimentos, investimentos, parcerias, base de clientes, etc).Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
        Perfil dos EmpreendedoresSerá avaliado se o Proponente e/ou sua equipe querem transformar o setor onde atuam, tenham conhecimento sobre ele, e paixão pela startup cadastrada e pelo problema que está sendo resolvido, que estão em busca constante de inovação, podendo um dia se tornarem líderes em seu setor de atuação.Para este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).
        Clareza e objetividade do pitchSerá avaliada a clareza da oratória e objetividade na indicação das explanações efetuadas no pitchPara este critério serão atribuídas notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco).

         

        4.26. Será considerado contemplado final e fará jus ao recebimento do apoio, conforme indicado no item 6.1 e 6.3 abaixo, a startup do Proponente autor do Projeto que obtiver a maior pontuação. Em caso de empate, será premiada a startup do Proponente que tiver a maior nota em "Inovação e Diferencial competitivo". Permanecendo o empate, será premiado aquela que tiver a maior nota no critério "Modelo de Negócio". Se, ainda assim, permanecer o empate, será premiada aquela que primeiro tiver se inscrito para participar deste Processo de Seleção

        5. COMISSÕES JULGADORAS

        5.1. Todas as Comissões Julgadoras desta Categoria serão compostas por integrantes das empresas parceiras da ORGANIZADORA neste Processo Seletivo, renomadas no tema relacionado a startups, e terão por responsabilidade, a avaliação dos Projetos inscritos, a seleção dos Projetos semifinalistas, dos Projetos finalistas e vencedor desta Categoria. A ORGANIZADORA não se envolverá na seleção dos Projetos em nenhuma etapa desta Categoria.
          
        5.2. A Comissão Julgadora utilizará as metodologias e critérios pré-estabelecidos neste Anexo III.
         
        5.3. Todos os processos de avaliação e seleção dos finalistas e vencedor são de total e exclusiva responsabilidade da Comissão Julgadora e dos Coordenadores da referida Comissão.
         
        5.4. O julgamento final dos Projetos será acompanhado por área interna da ORGANIZADORA com atuação independente do processo.

        5.5. Na eventualidade de empate entre Projetos, a decisão de desempate será exclusiva dos Coordenadores da Comissão Julgadora, conforme critérios definidos neste Anexo III.
         
        5.6. Todas as decisões das Comissões Julgadoras são soberanas, não cabendo, em qualquer etapa, seja durante a avaliação, seja na efetiva premiação, recursos ou impugnações ou reclamações por partes dos Proponentes. Ainda, as notas individuais dos Projetos de cada Proponente não serão, em hipótese alguma, divulgadas.

         

        6.  DO APOIO E EXECUÇÃO DO PROJETO

        6.1. A startup do Proponente do Projeto vencedor desta Categoria será beneficiada com o apoio de até R$ 100.000,00 (cem mil reais) líquidos para aceleração da startup e mentoria exclusiva efetuada por parceiro da ORGANIZADORA para desenvolvimento e execução do Projeto, obedecida todas as disposições previstas no Edital deste Processo de Seleção

        6.2. Caso o Proponente não deseje dar continuidade ou não consiga executar o Projeto segundo o cronograma previsto, os recursos alocados deverão ser obrigatoriamente e integralmente ressarcidos em sua totalidade à ORGANIZADORA, que definirá novo destino para o recurso, a seu único e exclusivo critério.

        6.2.1. Na eventualidade de desistência antes do apoio da ORGANIZADORA, o Proponente será desclassificado e a ORGANIZADORA, a seu único e exclusivo critério, poderá contemplar outro Projeto deste Processo de seleção, que tenha obtido a segunda colocação na Sexta Etapa.

        6.3. Além do aporte financeiro indicado acima, o Proponente e sua equipe farão jus ao recebimento de 1 (um) curso presencial na Babson College, na cidade de Boston, Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos da América, denominado "Boot Camp", consistente em um programa intensivo para lançamento e desenvolvimento de novos negócios, de aproximadamente 1  (uma) semana de duração no qual o Proponente e sua equipe terão aulas e participarão de discussões de casos, bem como receberão informações e materiais para acompanhamento do curso. O curso será aplicado em inglês e a bolsa de estudos será válida e poderá ser utilizada no período compreendido e estimado entre 07/11/2017 a 31/07/2018, podendo sofrer eventuais alterações, a critério da Instituição de Ensino (Babson College), não tendo a ORGANIZADORA qualquer controle e/ou ingerência sobre a data de realização do curso.

        6.3.1. A ORGANIZADORA estabelece que o curso deverá ser preferencialmente realizado em janeiro/2018. 
         
        6.3.2. A bolsa de estudos também inclui:
         

        (vi)        Passagens aéreas em classe econômica: cidade de origem/cidade de destino/cidade de origem;

        (vii)       Hospedagem em dormitório na Babson College, em Boston, durante o período de duração do curso;

        (viii)      3 (três) refeições diárias no refeitório da Babson College;

        (ix)        Traslados residência/aeroporto/Babson College/aeroporto/residência; e

        (x)         Seguro viagem durante todo o período da viagem

         

        6.3.3. Quaisquer outras despesas relacionadas à bolsa de estudos presencial, que não estejam expressamente previstas no item 6.2.2 acima, serão de responsabilidade única e exclusiva do Proponente e sua equipe.

        6.3.4. Embora a ORGANIZADORA se esforce para assegurar que os detalhes da bolsa de estudos presencial sejam finais, é possível que mudanças tenham de ser realizadas, a critério da Babson College.

        6.3.5. A ORGANIZADORA não arcará com eventuais despesas dos Proponente e de sua equipe referentes à emissão de passaporte, obtenção do visto e demais documentos necessários para o usufruto da premiação, incluive as referentes à traslado e transporte para expedição do visto e passaporte.

        6.3.6. A ORGANIZADORA não se responsabilizará caso o Proponente e sua equipe tenham o visto negado e não possam utilizar o prêmio. Da mesma forma, eventuais atrasos em sua respectiva expedição, não geram a obrigatoriedade de qualquer compensação financeira e/ou dilação de prazo para usufruto pela ORGANIZADORA.

        6.3.7. Não estão incluídos na bolsa de estudos presencial, e serão de responsabilidade exclusiva do Proponente e de sua equipe, todas as demais despesas a serem efetuadas, incluindo, mas não se limitando a custos de: refeições adicionais não previstas na bolsa de estudo original, bebidas (alcoólicas e não alcoólicas), despesas extras de caráter pessoal, como telefone, transporte local não previsto na bolsa de estudo original, lavanderia, gorjetas, presentes de qualquer natureza, excesso de bagagem no transporte aéreo, dentre outras.

        6.3.8. Caso o Proponente e sua equipe decidam realizar atividades não contempladas na bolsa de estudos presencial, estes ficarão integral e exclusivamente responsáveis pela programação escolhida, custo incorrido e por qualquer dano que venham a sofrer em decorrência desta, não cabendo qualquer responsabilidade à ORGANIZADORA.

        6.3.9. O Proponente e sua equipe deverão agir dentro dos parâmetros da moral, bons costumes e legislação vigente, não se responsabilizando a ORGANIZADORA por qualquer problema ou discussão de ordem judicial ou não.

        6.3.10. Também não será de responsabilidade da ORGANIZADORA qualquer dano que o Proponente e sua equipe possam vir a causar ou sofrer, por sua culpa e/ou dolo, durante a viagem, respondendo os mesmos, cível e criminalmente.
         
        6.3.11. O curso presencial é pessoal e intransferível, não podendo ser transferido e/ou cedido a terceiros.
         
        6.4. As condições, forma de disponibilização dos recursos, prazos específicos e demais disposições relacionadas serão estabelecidas pela ORGANIZADORA em Contrato específico que será celebrado com a startup vencedora, nos termos previstos no Edital deste Processo de Seleção.

         

        7. PROPRIEDADE INTELECTUAL

        7.1. As startups participantes, por meio de seus Proponentes, afirmam serem titulares dos direitos de propriedade intelectual referentes aos materiais remetidos à ORGANIZADORA por ocasião da inscrição neste Processo de Seleção ou que possuem licenças concedidas pelos titulares de tais direitos para utilizá-los nos termos deste Anexo III e do Edital, inclusive para licenciá-los à ORGANIZADORA. As startups participantes e os Proponentes assumem, ainda, total responsabilidade por eventuais alegações referentes a violação de direitos de propriedade intelectual de terceiros e comprometem-se a arcar com eventuais custos relativos a questões de propriedade intelectual de terceiros, garantindo a livre divulgação de textos, sons, imagens e informações pela ORGANIZADORA, sendo os eventuais direitos morais de autor preservados.
         
        7.2. Todos as startups participantes, por meio de seus Proponentes, assumem total e exclusiva responsabilidade pelo Projeto que enviarem, por sua titularidade e originalidade, incluindo, sem limitação, responsabilidade por eventuais violações à intimidade, privacidade, honra e imagem de qualquer pessoa, a deveres de segredo, à propriedade industrial, direito autoral e/ ou a respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados, eximindo a ORGANIZADORA de qualquer responsabilidade relativamente a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações.

        7.2.1. Eventual desrespeito à legislação referente à propriedade intelectual será causa para desclassificação imediata, sem prejuízo da responsabilidade criminal e civil do inscrito infrator, além de eventuais perdas e danos à ORGANIZADORA, e/ou a eventuais terceiros envolvidos.

        7.3. O ato da inscrição neste Processo de Seleção confere à ORGANIZADORA o direito de divulgar os Projetos inscritos em seus sites e em qualquer canal de comunicação e difundir seu conteúdo, agindo como articuladora, sem a necessidade de prévia autorização das pessoas e instituições participantes que não terão direito a quaisquer remunerações ou gratificações adicionais. Logo, os inscritos autorizam desde já, pelo prazo de 5 (cinco) anos e de forma gratuita, a divulgação pela ORGANIZADORA dos projetos inscritos, respeitado, conquanto, o direito moral do autor, nos termos deste Anexo III e do Edital. Não há, contudo, obrigação de que a ORGANIZADORA de fato divulgue tais Projetos.

         

        8. DISPOSIÇÕES GERAIS

        8.1.  Este Processo de Seleção se dará em fases, conforme descrito no quadro resumo constante no item 3.1 acima.

        8.2.  Os Projetos, as fichas de inscrição e demais documentos relativos a este Processo de Seleção que não forem preenchidos com os dados completos, ou que forem incorretamente preenchidos e/ou enviados incorretamente, ou que não permitirem a perfeita identificação e compreensão dos dados contidos, ou cujos Projetos ou documentos possam ser caracterizados como tentativa de fraude ou abuso, ou de uso de Projetos de autoria de terceiros não indicados, serão eliminados do presente Processo de Seleção. Os dados fornecidos pelos Proponentes, no momento de sua inscrição, deverão ser corretos, claros, precisos, completos e apresentados de uma forma que permita a verificação de sua procedência, veracidade e autenticidade.

        8.3. A ORGANIZADORA se reserva no direito de desclassificar as inscrições que não preencham os requisitos previstos no presente Edital, independentemente de qualquer obrigação de comunicar aos Proponentes a respeito desta desclassificação.

        8.4. Os Proponentes receberão e-mail confirmando a inscrição de sua startup neste Processo de Seleção, posteriormente ao recebimento pela ORGANIZADORA dos Projetos e documentos enviados para inscrição. A ORGANIZADORA não se responsabiliza caso tal e-mail seja bloqueado por filtros antispam dos Proponentes.

        8.5.  As startups participantes e os Proponentes serão os únicos responsáveis em caso de utilização indevida e pelos eventuais danos causados a terceiros, ou para os quais tenham concorrido, decorrentes do envio de Projetos e/ou documentos para sua inscrição neste Processo de Seleção.

        8.6. O Projeto vencedor deste Processo de Seleção ser divulgado no dia 07/11/2017 no website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander, no App Santander Universitário e em demais veículos de comunicação como imprensa, redes sociais e etc.

        8.7. Este Anexo III faz parte das Condições Gerais do Edital de Seleção de Projetos "Desafio Empreenda Santander". Em caso de conflito entre este Anexo III e as Condições Gerais do Edital, prevalecerá o disposto nas Condições Gerais do Edital.

        8.8. Fica eleito o Foro Central da Comarca da Cidade de São Paulo como competente para dirimir quaisquer controvérsias relativas ou decorrentes deste Edital, com renúncia expressa das Partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.