Embaixadores - Vinicius Covas Alves - UVA
Logon

Vinicius Covas Alves - UVA

Futuro jornalista torna-se famoso no México após listar 100 percepções sobre o país durante o seu intercâmbio
Arquivo Pessoal
  • Conectado e atualizado, o estagiário Vinicius Covas Alves, graduando de Jornalismo na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro, vira febre na rede social Facebook por revelar as suas impressões sobre a nação mexicana, no período de seis meses em que esteve na cidade Huixquilucan
  • Universitário beneficiado pelo programa de bolsas Ibero-americanas, promovido pelo Santander Universidade, estuda proposta para trabalhar em um programa de TV mexicana
  • Livro sobre o México, que será lançado no fim de 2014, já tem mais de mil exemplares vendidos entre os seus seguidores na rede social

Talento é um dom natural ou adquirido, uma inteligência excepcional, de acordo com o conceito do Dicionário Aurélio. E essa é a melhor definição para o brilhante jovem de 23 anos, Vinicius Covas Alves, graduando de Jornalismo na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro e estagiário de uma rede de televisão aberta nacional. Bem informado e proativo, ele teve a ideia de publicar no Facebook uma lista com 100 itens referentes ao México, país em que morou por seis meses, durante o intercâmbio universitário que realizou em 2013. A atitude foi tão bem quista pelos mexicanos, que mais de 50 veículos da imprensa noticiaram o seu feito.

Seu bom rendimento escolar e histórico acadêmico o levaram ao programa de bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades 2013, voltado para estudantes de graduação de universidades ibero-americanas, que tem o objetivo de fortalecer a internacionalização da atividade acadêmica, criar novas frentes de colaboração e reciprocidade, fortalecer o intercâmbio bilateral e estreitar o relacionamento entre universidades ibero-americanas, por meio da construção de um espaço de conhecimento socialmente responsável.

Por ser beneficiado pela bolsa, ele cursou o sexto período de jornalismo, com especialização em televisão, na Universidad Anáhuac, na cidade Huixquilucan, próxima a Cidade do México, entre julho e dezembro de 2013.

Ao todo, foram seis disciplinas estudadas. Na aula de produção de TV, Vinicius ficava imerso em um estúdio profissional de televisão para aprender a colocar um programa de TV no ar, desde a pré-produção, o formato ao vivo, até a pós-produção. Ele exercia funções de produtor, diretor, câmera, operador de som e apresentador. Em produção de TV ao vivo, o foco era para os programas ao vivo. “Eu realmente coloquei a mão na massa. Fiz de tudo, em todas as funções de uma produção de TV. Ainda tive a responsabilidade de produzir programas para marcas que patrocinaram a disciplina acadêmica. Hoje em dia trabalho muito com o jornalismo e todo esse conhecimento contribui muito com o que faço”, conta entusiasmado.

Na aula de produção de rádio, a principal tarefa era a de produzir um programa de rádio e colocá-lo no ar, mediante a roteiro e formato estipulados pelo professor. No roteiro de TV, ele teve a oportunidade de ler, produzir, escrever e entender como funcionam os principais estúdios de TV e cinema do mundo, principalmente do México. Ao final da disciplina, foi necessário escrever uma série de TV. Por fim, a aula de jornalismo digital mostrou como atuar com o novo jornalismo, movido por tecnologia. “No México tive a possibilidade de ir a diversas empresas de comunicação para conhecer a teoria na prática. Isso me dá a possibilidade de dizer aqui no Brasil: ‘No México é assim que se faz.’”, diz. “Tive que interromper meu estágio para participar do intercâmbio, mas quando voltei o que não faltou foram novas oportunidades. Valeu a pena!”, conta.

O trabalho e a fama

Durante o Ibero-americanas, Covas trabalhou em uma produtora audiovisual, com a função de produtor, mas a sua atuação de destaque foi no ambiente de internet. Assim que voltou ao Brasil, ele escreveu o artigo "100 impressões de um estudante brasileiro de jornalismo sobre o México", que revelou a sua visão sobre o país, em todas as áreas; cultura, política, crenças, costumes, tudo relacionado ao dia a dia. O texto “viralizou” no México, o que permitiu que milhões de pessoas o lessem. “Fiquei famoso. Até o presidente leu”, afirma o jovem.

A ideia dele foi unir o útil ao agradável, ao prestar serviços a futuros estudantes de intercâmbio, em um momento de campeonato mundial de futebol. “Depois disso, fui convidado para trabalhar como correspondente internacional para o México. Toda segunda-feira falo ao vivo em uma rádio mexicana, no fim de semana estou na TV, sexta-feira publico minha coluna em um jornal do norte do país e, diariamente, eu me relaciono com os mais de 6.100 seguidores da minha página no Facebook (www.facebook.com/viniciuscovascom) e no blog ViniciusCovas.com (http://viniciuscovas.com). Sem o intercâmbio, nada disso seria possível”, reconhece. Em seu blog, o graduando conta o dia a dia dos intercambistas, dá dicas e tira dúvidas. Ele também atua como estagiário de uma rede de televisão aberta nacional. Paralelamente, o jovem desenvolveu um projeto de jornalismo de boas notícias, pelo fato de perceber que apenas os jornais mexicanos com notícias negativas tinham mais audiência. O jornal eletrônico também foi bem recebido pelos leitores. “Nunca tinha pensado em ir ao México. Foi uma surpresa. O que eu mais gostei foi ser surpreendido. O país é fantástico. Não sou o mesmo”, afirma. E complementa: “Como disse Einstein (o físico, Albert Einstein), uma mente que se abre a uma nova experiência, nunca se fecha. É isso! Depois desta viagem, proporcionada pelo Santander, nunca mais pensei da mesma forma, como pensava antes, sobre determinados assuntos”.

Devido à sua personalidade e carisma, Vinicius foi considerado o aluno liderança em comunicação e, por isso, recebeu o convite para apresentar em espanhol o Prêmio Ángeles de Comunicação 2013, promovido pela Universidad Anáhuac. A premiação seleciona os melhores trabalhos de estudantes de comunicação em sete categorias — publicidade, cinema, televisão, rádio, comunicação organizacional, direção de empresas de entretenimento e marketing — e revela 31 vencedores. “Esse prêmio é muito importante no México, é considerado um Oscar pelos alunos de comunicação da universidade”, ressalta.

Projetos

Se não bastasse a sua desenvoltura em sala de aula, nos eventos e na internet, Vinicius ainda se desempenhou para implementar, em sua instituição, na UVA, um projeto de liderança universitária que participou no México. O trabalho consiste em aproximar os alunos dos profissionais do mercado, ao criar um relacionamento entre estudantes e executivos, que irá favorecer o desenvolvimento acadêmico do estudante. “Essa experiência me fez pensar sobre uma nova forma de enxergar a universidade. Tive algumas reuniões com a reitoria e quero implementar novos modelos, de acordo com o que observei lá fora”, informa.

E seus projetos vão além do campus. Vinicius pretende dar continuidade ao trabalho como correspondente para o México e acrescentar outros países latinos. “No final do ano vou lançar um livro sobre o país e já consegui mais de mil exemplares vendidos, porque tenho muitos seguidores. Também estou estudando uma proposta para trabalhar em um programa da TV mexicana”, antecipa.

Para acompanhar os feitos de Vinicius e as principais notícias sobre Brasil e México, acesse:
Facebook: www.facebook.com/viniciuscovascom
Blog ViniciusCovas.com: http://viniciuscovas.com

Na mídia

Seu artigo referente às 100 percepções sobre o México virou febre na rede social Facebook, que a imprensa mexicana retratou o feito. A seguir, confira as 56 reportagens sobre o estudante brasileiro que ficou famoso nos principais veículos de comunicação mexicanos.

1- Informador
2- Revoucion Tres Punto Cero
3- Cronica Del Poder
4- Provincia
5- Ferriz
6- Radio AtlaComulco
7- Digital 102,9FM
8- La Primera Plana
9- Acceso Monclova
10- Taringa
11- SplendidMind
12- Vanguardia
13- Vanguardia
14- Alborde
15- Blog Vecindad
16- Yo Paso La Voz
17- El Observador
18- ActitudFEM
19- AlternativoMX
20- La Información
21- Tele Fórmula
22- República Informativa
23- Atentado Blog
24- Barrio
25- Got News Fire
26- La Red Notícias
27- El Debate
28- LATAM
29- DlleForesteMessicane – italiano
30- Italiano parte 2
31- KALOT
32- MILENIO
33- Radio Play
34- La Region
35- TV AZTECA
36- CARACTERES
37- ADN Sureste
38- El blog del Toro de Babel
39- UDUAL - Union de Universidades de America Latina e Caribe
40- Benshortstuff
41- Tips mujer
42- El papa lord
43- O-Rouge
44- Diario Consensos
45- E-Latinos
46- Changoonga
47- AcentoVeintiuno
48- PoliticaTlaxcala
49- El Mercurio de Veracruz
50- JordiNoticias
51- Cambio Digital
52- HelloDF
53- El Expres
54- UrbanDF
55- Me encontraste

Serviço

Mais informações sobre o Programa Santander de Mobilidade Internacional:
www.santander.com.br/universidades
www.santanderuniversidades.com.br/bolsas
www.facebook.com/SantanderUniversidades
@santander_br

Central de Atendimento

Consultas, informações e transações.
4004 3535
(CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS)
0800 702 3535
(DEMAIS LOCALIDADES)
0800 723 5007
(Pessoas com deficiência auditiva e de fala)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações:
0800 762 7777

(CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS)
Atende pessoas com deficiência auditiva e de fala no 0800 771 0401

Ouvidoria

Se não ficar satisfeito com a solução apresentada:
0800 726 0322

(CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS)
Disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h , exceto feriado. Atende pessoas com deficiência auditiva e de fala no 0800 771 0301