Embaixadores - Bianca Pulgrossi Ferreira - Unicamp
Logon

Bianca Pulgrossi Ferreira - Unicamp

Professora de espanhol transfere aos seus alunos no Brasil o que aprendeu em intercâmbio na Espanha
Arquivo Pessoal
  • Bianca Pulgrossi Ferreira, graduada em Letras pela UFSCar e pós-graduanda em Artes Visuais, Intermeios e Educação na Unicamp, aprimora as suas aulas de espanhol, após participar do programa de bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades, promovido pelo Santander Universidades
  • A professora teve contato com a cultura, os costumes, as gírias e comportamentos vividos na Universidade de Málaga (UMA), localizada ao sul da Espanha, que hoje aplica em atividades em sala de aula

Nada mais enriquecedor para a carreira de um mestre de idiomas, do que vivenciar a língua no seu país de origem. E é assim que se sente a professora de espanhol Bianca Pulgrossi Ferreira, graduada em Letras – habilitação Português e Espanhol em 2013, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e pós-graduanda em Artes Visuais, Intermeios e Educação na Universidade Estadual e Campinas (Unicamp): uma profissional diferenciada, que agrega às suas aulas a cultura e os costumes espanhóis, após participar de um intercâmbio de seis meses na Espanha.

Bianca foi uma das beneficiadas do programa de bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades 2012, voltado para estudantes de graduação de universidades ibero-americanas, que tem o objetivo de fortalecer a internacionalização da atividade acadêmica, criar novas frentes de colaboração e reciprocidade, fortalecer o intercâmbio bilateral e estreitar o relacionamento entre universidades ibero-americanas, por meio da construção de um espaço de conhecimento socialmente responsável. “Esse é um grande incentivo para a melhora da educação no Brasil. É muito interessante e gratificante tanto para o Santander como para os estudantes. Nós como estudantes de Letras precisamos de experiências no exterior, já que nos formamos para ser professores de línguas e literaturas estrangeiras. A vivência com a língua e com a cultura é determinante na nossa formação e no mercado de trabalho”, afirma.

Entre setembro de 2012 e março de 2013, a professora foi integrante do curso de História da Arte na Universidade de Málaga (UMA), na cidade de Málaga, localizada ao sul da Espanha. Na época em que participou do programa, Bianca ainda era graduanda de Letras e esse intercâmbio a ajudou a decidir pela área da pós-graduação em Artes Visuais.

O intercâmbio na Espanha teve um papel fundamental na vida profissional de Bianca. Como a sua formação em Letras é voltada para espanhol e ela dá aulas do idioma, aprimorar a gramática e a cultura espanholas funcionou como um diferencial em sua carreira. “Acredito que para o Departamento de Letras da UFSCar também foi um ganho, no sentido de que existe pouca oferta de intercâmbio para a Espanha no nosso curso”, ressalta.

Diferencial esse que ela transfere para a sua sala de aula no Brasil. Uma das atividades que ela aprendeu na Universidade de Málaga, ela aplica com os seus alunos em São Carlos e Ibaté, cidades do interior de São Paulo. Bianca pede para que eles procurem notícias em espanhol e apresentem para os seus colegas. “Um exercício simples, mas faz com que os alunos entrem em contato com a mídia em língua espanhola e desenvolvam a habilidade oral para explicá-la”, diz.

Bianca é enfática quando afirma que o programa Ibero-americanas se refletiu como um avanço profissional em seu currículo, não apenas pela experiência em estudar no exterior, mas, especificamente, por ter ampliado a sua habilidade na língua, que reflete hoje em seu trabalho como professora de espanhol. “Aprendi gírias, vocabulários, curiosidades sobre a cultura espanhola, que enriquecem minhas aulas e despertam maior interesse nos estudantes. Foi uma oportunidade de crescimento integral”, reconhece.

Serviço

Mais informações sobre o Programa Santander de Mobilidade Internacional:
www.santander.com.br/universidades
www.santanderuniversidades.com.br/bolsas
www.facebook.com/SantanderUniversidades
@santander_br

Central de Atendimento

Consultas, informações e transações.
4004 3535
(CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS)
0800 702 3535
(DEMAIS LOCALIDADES)
0800 723 5007
(Pessoas com deficiência auditiva e de fala)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações:
0800 762 7777

(CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS)
Atende pessoas com deficiência auditiva e de fala no 0800 771 0401

Ouvidoria

Se não ficar satisfeito com a solução apresentada:
0800 726 0322

(CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS)
Disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h , exceto feriado. Atende pessoas com deficiência auditiva e de fala no 0800 771 0301