FAQ
Logon

Abaixo, disponibilizamos as dúvidas mais frequentes entre alunos, professores e pesquisadores, sobre o Santander Universidades. 

Em caso de sugestões, críticas ou elogios, escreva em nossa fanpage no Facebook.​​​​​​​​


​​1 - Carteirinha do Estudante - Como consigo adquirir a carteirinha ISIC gratuitamente?

Para solicitar sua carteirinha ISIC, basta baixar o App Santander Universitário (disponível para iOS e Android), e clicar no ícone “Carteira Mundial do Estudante”. Além de solicitar, você também pode ver os benefícios e descontos que ela oferece.​


​​2 - Institucional - Como são firmados os convênios do Santander com as universidades?

​Os convênios entre as instituições de ensino superior e o Santander Universidades são feitos por meio da reitoria das instituições, assim como o alinhamento quanto à participação nas iniciativas como Programas de Bolsas e outros apoios acadêmicos são acordados com eles. Mais informações sobre as iniciativas realizadas em parceria com cada universidade, podem ser adquiridas diretamente na área de Relações Internacionais da instituição caso ela seja uma conveniada. Consulte a lista completa no menu  Quem Somos > Rede de Relacionamentos


​​3 - Institucional - Sou professor, diretor, coordenador da universidade X e gostaria que minha universidade participasse dos Programas de Bolsas de Estudos, como proceder?

A escolha das universidades participantes tem como fonte as 450 universidades brasileiras conveniadas. Sendo assim, existe um atendimento especializado e por meio do relacionamento próximo com a reitoria e outros departamentos da universidade é acordado a definição das bolsas de estudos a serem distribuídas. Caso a sua universidade ainda não seja uma conveniada ao Santander Universidades, você também solicitar essa aproximação por meio da reitoria.​


​​4 - Bolsas de Estudos - Posso me inscrever em dois Programas de Bolsas?

Sim, os alunos podem se inscrever em dois Programas de Bolsas do Santander Universidades, mas conforme nossos Princípios, o aluno não pode ser contemplado nas duas iniciativas. Sendo assim, mesmo que haja interesse por 2 intercâmbios acadêmicos do Santander Universidades, só poderá ser selecionado para 1 deles, uma única vez. O objetivo é gerar oportunidades ao maior número de universitários brasileiros, principalmente àqueles que não possuem condições de viabilizar essa experiência por conta própria.


​​5 - Bolsas de Estudos - Quando abrem as inscrições dos Programas de Bolsas de Estudo do Santander Universidade?

A temporada de inscrições para o Programa de Bolsas de Estudos 2015 estará aberta a partir de fevereiro. Inicialmente, disponibilizaremos para os Programas Top China e Top España e em seguida para as Bolsas Ibero-Americanas e Luso-Brasileiras. No segundo semestre, a quinta e última iniciativa será o Programa de Bolsas Fórmula Santander.​


​​6 - Bolsas de Estudos - Como é realizado o processo de escolha dos alunos dos Programas de Bolsas de Intercâmbio?
A responsabilidade de seleção dos alunos para os Programas de Bolsas do Santander Universidades é exclusivamente da universidade participante. Sendo assim, o Santander não influencia neste processo de escolha dos alunos, apenas recomendando que sejam escolhidos aqueles com excelente desempenho acadêmico e baixas condições financeiras.


​​7 - Bolsas de Estudos - Gostaria de participar das bolsas de estudos do Santander Universidades, porém minha faculdade não consta na lista, como faço?

Somente os alunos das universidades participantes / conveniadas podem se inscrever no respectivo Programa de Bolsas de Estudos. Os convênios para a participação das universidades dos Programas de Bolsas são acordados entre a direção / reitoria das universidades e o Banco Santander.​


​​8 - Bolsas de Estudos - Minha universidade aparece como participante do Programa de Bolsas, porém ela não aparece no formulário quando vou preencher. O que eu faço?

​Somente são liberadas as inscrições no site após a formalização do contrato de colaboração acadêmica firmado entre a universidade e o Banco Santander. Para cada iniciativa existe uma documentação específica entre as duas instituições. E outro importante passo a ser consultado antes da inscrição é a leitura do EDITAL que deve ser publicado pela universidade com informações sobre critérios de seleção e prazos.


​​9 - Bolsas de Estudos - Errei uma informação no formulário e gostaria de corrigir, porém quando tento fazer outra inscrição aparece “CPF já cadastrado”. Como faço para alterar meus dados?

Não é possível alterar as inscrições no formulário de inscrições após a efetivação do cadastro. Após a conclusão do preenchimento o usuário é informado que deve conferir os dados e também há uma tela espelho para verificar se os seus dados realmente estão corretos. O sistema de inscritos apresenta uma “trava” de segurança que bloqueia o segundo cadastro de um CPF, impedindo duplicidade nas inscrições ou cancelamento da mesma. Dessa forma, o aluno deve relatar à sua universidade o erro cometido e como proceder com o processo de seleção.​


​​10 - Bolsas de Estudos - Fiz a minha inscrição no site, mas não imprimi o comprovante em PDF. Como proceder?

Não é possível a reimpressão do comprovante de inscrito. Por isso, o aluno deve imprimir o comprovante ou salvar o arquivo em formato PDF. Além disso, é enviado ao e-mail cadastrado, o comprovante de inscrição, logo após a efetivação.  Em alguns casos, podemos encaminhar uma planilha onde constam os dados cadastrados do cliente no Programa de Bolsas que ele se inscreveu (dados extraídos do nosso sistema de inscrições). Mas somente quando ele acusa não ter recebido o email do Santander Universidades confirmando a sua inscrição.


​​11 - Bolsas de Estudos - Acredito que o valor da Bolsa seja insuficiente para o meu custeio no exterior. Como proceder?

​O valor concedido nas Bolsas Ibero-Americanas (3 mil euros), Luso-Brasileiras (3.300 euros) e Fórmula Santander (5 mil euros) é a totalidade da bolsa-auxílio que deve ajudar o aluno em suas despesas de deslocamento e alimentação. Isso porque como o Santander Universidades  possui quase 1200 universidades conveniadas, que receberão os alunos selecionados, o curso deve ser um acordo bilateral entre as universidades de origem e de destino. Em alguns casos, até residência universitária é oferecida por baixos custos.
Ao ser contemplado, o aluno assina um termo de aceite sobre o recebimento do valor real da bolsa, em reais, e de acordo com o país escolhido, deve-se ter a consciência de que a moeda é triplamente mais alta que a nossa moeda local e provavelmente para o período de 6 meses de curso o aluno precisará de outra fonte de renda. Em hipótese alguma o Santander Universidades concede valores inferiores ou superiores ao estipulado e definido no edital de participação. O aluno deve se responsabilizar pelo controle de gastos durante a sua estadia no exterior, e pode contar com o auxílio da sua instituição.


​​12 - Bolsas de Estudos - Quero estudar na universidade X, porém a minha universidade me direcionou para a universidade Y, como proceder?

Os convênios são acordados pelas próprias universidades participantes dos Programas de Bolsas. Nesse caso, o universitário deve entrar em contato com o Departamento de Relações Internacionais de sua universidade e esclarecer suas dúvidas. É possível sugerir à sua instituição para que realize novos convênios de acordo com os interesses das instituições.​


​​13 - Bolsas de Estudos - Gostaria de estudar fora do país na universidade X, porém não disponho de recursos financeiros. O Santander poderia me ajudar?

​O Santander Universidades não apoia projetos individuais de universitários, mas sim iniciativas que contemplam às universidades e aos seus alunos. Sendo assim, uma das formas de ser beneficiado por nós é por meio dos Programas de Bolsas já existentes, nos quais das 450 universidades conveniadas no País, algumas delas são participantes.


​​14 - Bolsas de Estudos - Tranquei minha matrícula na universidade. É possível concorrer aos programas de bolsa oferecidos pelo Santander?

​Não. Necessariamente o aluno precisa estar cursando em sua universidade de origem, conforme edital.


​​15 - Bolsas de Estudos - Não possuo proficiência na língua inglesa, posso participar do programa Top China?
​Não. Os cursos são ministrados no idioma Inglês, portanto é necessário domínio no idioma para total aproveitamento em sala de aula.


​​16 - Bolsas de Estudos - O aluno pode se cadastrar em mais de um programa (Espanha e China ao mesmo tempo, por exemplo)?
​Sim, mas ele só poderá ser selecionado para um deles.


​​17 - Academicxs Game - Quem pode participar do game?

  1. Todos podem se cadastrar no jogo por meio do Aplicativo Santander Universitário e não-clientes podem jogar até a atividade 40.
  2. Ser maior de 18 anos no momento do cadastro no game;
  3. Residir no Brasil;
  4. Estar cursando ou concluir a sua graduação no ano de 2017, de qualquer curso universitário de graduação em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC; e
  5. Possuir um CPF ativo.


​​18 - Academicxs Game - Qual o período de participação?
O game começa em 14/8/2017 e termina em 03/11/2017.


​​19 - Academicxs Game - Como faço para participar do game?

​Você precisa fazer o seu cadastro, aceitar o regulamento e cumprir atividades propostas, que serão disponibilizadas semanalmente em blocos de atividades, subdivididas em graus de dificuldades distintos. Essas atividades valerão pontos conforme a sua dificuldade, explícitas em regulamento. Os participantes acumularão pontos que serão contabilizados em ranking ao longo do game.


20 - Academicxs Game -  Se a conexão da internet cair durante o preenchimento do formulário de inscrição, como saber se meu cadastro foi concluído?

​É só tentar se cadastrar novamente; caso não consiga, é porque o cadastro foi efetuado com sucesso :) E assim, basta entrar no jogo com seu e-mail e senha criada.


​​​​21 - Academicxs Gam- E se a conexão cair no meio de uma pergunta do game?

​Sempre antes de iniciar uma atividade, você terá a opção de guardá-la para depois. Mas uma vez iniciado, se sua conexão cair, você minimizar o game ou trocar de browser, você perderá o direito de pontuar nessa questão.​


​​​​​​22 - Academicxs Game - Eu possuo uma conta conjunta, como faço para participar?
​No caso de contas conjuntas do tipo “e/ou”, o cadastro no concurso deverá ser realizado somente pelo primeiro titular e a pontuação será atribuída exclusivamente a ele. Vale lembrar que segundos titulares de contas conjuntas “e/ou” não poderão participar do game, mas suas ações poderão contabilizar pontos aos primeiros titulares de tais contas em determinadas atividades relacionadas ao Santander.​


​​​​​​​​23 - Academicxs Gam- Não tenho conta corrente no Santander, posso participar deste game?
​​Sim, todos os não-clientes podem jogar até a atividade 40, e para continuar o jogador pode ser ou se tornar cliente por meio de uma conta corrente ou com a posse de um cartão de crédito do Santander.


​​​​​​​​24 - Academicxs Game - Como são as atividades? Quantas atividades são liberadas semanalmente?
​As atividades estarão divididas entre as categorias: mini-jogos, de caráter didático/educativo e de entretenimento, com relação a conhecimentos gerais, sustentabilidade, empreendedorismo e inglês. Além disso, atividade de interação com o Santander, por meio de produtos e serviços também pontuam. Serão 11 semanas de jogo, com 20 atividades cada, 1 semana com 15 atividades, que somam 235 atividades. É necessário aguardar os próximos blocos serem liberados semanalmente.


​​​​​​​​25 - Academicxs Game - Que produtos e serviços do Santander darão pontos no game?
​Darão pontos no game uso do Internet Banking, App Santander, App Santander Way, compras com cartão de crédito e/ou débito Santander, possuir cartão Santander Fit e/ou Santander Play, cadastro para receber ofertas no Santander Esfera, ter Depósito Programado em Poupança, ter a biometria (digital) cadastrada para uso no banco, Consórcio, Capitalização CapSorte Universitário e DAC – Débito Automático.


​​​​​​​​26 - Academicxs Game - O ranking será disponibilizado sempre?
​​Ao longo da realização do game serão disponibilizados rankings on-line com a indicação da colocação do participante, além dos 30 primeiros do momento. Este ranking será mutável e poderá, a qualquer tempo, sofrer alterações e/ou atualizações. Por isso, apenas o Ranking Final, que será divulgado no dia 12/12/2017, será considerado oficial e válido.


27 - Academicxs Game - Qual o prêmio deste Concurso?

Os 30 participantes contemplados neste game ganharão 1 bolsa de estudos para um curso presencial, com duração de 12 dias, na Babson College, na cidade de Boston, Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, no valor unitário de R$20.000,00 (vinte mil reais). O curso consiste em um programa acadêmico sobre empreendedorismo no qual o participante terá aulas e participará de discussões de casos, bem como receberá informações e materiais para acompanhamento do curso. A bolsa de estudos também inclui:


(i) Passagens aéreas da cidade de origem/cidade de destino/cidade de origem;
(ii) Hospedagem em dormitório na Babson College, em Boston, durante o período de duração do curso;
(iii) 3 refeições diárias no refeitório da Babson College;
(iv) Traslados para  tour pela Cidade de Boston; e  Wrentham Village Premium Outlets;
(v) Traslados residência/aeroporto/Babson College/aeroporto/residência; e
(vi) Seguro viagem durante todo o período da viagem.


28 - Academicxs Game - Quando acontecerá o curso?
​​A bolsa de estudos será válida para o período de férias de julho de 2018.


29 - Academicxs Game - Caso eu tenha mais dúvidas onde posso esclarecê-las?

Você pode entrar em contato conosco por meio de um dos nossos canais de contato: 


Central de Atendimento Santander 

Consultas, Informações e Serviços Transacionais. 
4004-3535 (Regiões Metropolitanas) 
0800 702 3535 (Demais Localidades) 
0800 723 5007 (Atendimento a clientes deficientes auditivos e de fala) 
Atendimento: 24h por dia, todos os dias. 
 
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor 

Reclamações, Cancelamentos, Sugestões, e Informações Gerais. 
0800 762 7777 
Atende também deficientes auditivos e de fala. 
No exterior, ligue a cobrar para: 
55 11 3012 3336 
Atendimento: 24h por dia, todos os dias.
 
Ouvidoria 

Se não ficar satisfeito com a solução apresentada. 
0800 726 0322 
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados. 
Atende também deficientes auditivos e de fala.


​​30 - Empreenda Santander - O que é o Empreenda Santander?
​O objetivo do Empreenda Santander é conceder apoio financeiro, bolsas de estudo e mentoria para projetos que contribuam para o fomento ao empreendedorismo e à inovação e que preencham os requisitos estabelecidos para cada uma das categorias.


​​31 - Empreenda Santander - Quem pode participar?
​O Empreenda Santander possuirá 3 categorias distintas, quais sejam Universitário Empreendedor, Microempreendedores e Startups. É de responsabilidade de cada interessado verificar em quais categorias estará apto a participar. 


​​32 - Empreenda Santander - Quantos negócios receberão o reconhecimento?
​Serão 17 negócios que poderão receber apoio financeiro, bolsas de estudo e/ou mentoria. 


​​33 - Empreenda Santander - Se eu ganhar o apoio financeiro, vou receber tudo de uma vez para utilizar como eu quiser?
​Serão 17 negócios que poderão receber apoio financeiro, bolsas de estudo e/ou mentoria. 


​​34 - Empreenda Santander - Preciso ter conta no Santander?
​Sim. Você deverá ter conta no Santander.


​​35 - Categoria Universitário Empreendedor - Quem está elegível para essa categoria?
​Podem participar desta Categoria todas as pessoas físicas, brasileiras ou estrangeiras, habilitadas à prática de todos os atos da vida civil, nos termos do artigo 5º do Código Civil Brasileiro, a partir de 18 (dezoito) anos e sem limitação de idade, residentes no território nacional, que possuam inscrição ativa e regular perante o cadastro de pessoas físicas do Ministério da Fazenda, que se cadastrarem na forma estabelecida neste Anexo I, individualmente ou em equipes, desde que estejam devidamente matriculadas no momento de sua inscrição, em cursos de graduação ou de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior – IES reconhecidas pelo Ministério da Educação – MEC.


​​36 - Categoria Universitário Empreendedor - Toda a minha equipe precisa ser da mesma universidade?
​Sim, no caso de inscrição em equipe, todos os membros deverão ser alunos da mesma IES e a equipe deverá contar com a orientação de um professor de tal IES. Em caso de inscrição individual, a indicação de um professor orientador também será obrigatória.


​​37 - Categoria Universitário Empreendedor - Posso participar de mais de um projeto?
​Cada Proponente (individual e/ ou equipe) poderá participar apenas com 01 (um(a)) Projeto/ideia. Não será aceita a participação de integrante de determinada equipe em projetos individuais ou em outras equipes, bem como não serão aceitos que participantes individuais participem como membros de equipes. Fica ressalvada a possibilidade de inscrição concomitante de um mesmo professor orientador em outros projetos desta Categoria.


38 - Categoria Universitário Empreendedor - Qual o cronograma do Empreenda Santander para o Universitário-Empreendedor?

1ª etapa (21/06/2017 a 13/09/2017): Inscrições e envio da ficha resumo da ideia empreendedora;

2ª etapa (21/09/2017): Divulgação dos 150 (cento e cinquenta) proponentes que apresentaram as melhores fichas resumo.

3ª etapa (22/09/2017 a 30/09/2017): Envio do projeto empreendedor em formato Canvas, vídeo explicativo do projeto e da documentação solicitada

4ª etapa (16/10/2017): Divulgação dos até 45 semifinalistas selecionados pela Comissão Julgadora

5ª etapa (30/10/2017): Divulgação dos até 15 finalistas selecionados pela Comissão Julgadora

6ª etapa (06/11/2017): Treinamento para apresentação à banca (São Paulo) para até 15 (quinze) finalistas selecionados pela Comissão Julgadora

(07/11/2017): Apresentação à Banca (São Paulo), avaliação e seleção dos projetos vencedores e divulgação dos vencedores na Cerimônia de Premiação em São Paulo


​​39 - Categoria Universitário Empreendedor - Como faço para me inscrever?
As inscrições nesta Categoria estarão abertas a partir das 18h00min (horário de Brasília – DF) do dia 21/06/2017 e se encerrarão às 23h59min (horário de Brasília – DF) do dia 13/09/2017.
Para as inscrições, o Proponente, neste caso, considerado "Líder", deverá: baixar  o Aplicativo Santander Universitário e acessar "Empreenda Santander" para adquirir seu "token/código de acesso" para iniciar sua inscrição; e ou acessar o website  www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander.


​​40 - Categoria Microempreendedores - Quem está elegível para essa categoria?

Microempreendedor: todo e qualquer microempreendedor, pessoa física, brasileiro ou estrangeiro, residentes, domiciliados e/ou localizados nas Cidades de Maceió e Arapiraca, Estado de Alagoas, e/ou em um raio de até 150KM (cento e cinquenta quilômetros) de tais Cidades, que possuam atividade produtiva ativa em tais localidades, que possuam inscrição ativa e regular perante o Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda (CPF/MF), e que: (a) sejam clientes do ”Prospera Santander Microcrédito”, há, no mínimo, 1 (um) ano; (b) possuam faturamento anual de até R$360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais); e (c) necessitem de apoio em gestão de negócios e/ou desenvolvimento de competências empreendedoras para melhorar seus negócios; 

IES Proponente: toda e qualquer Instituição de Ensino Superior brasileira (“IES”), devidamente credenciada e/ou reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, que estejam localizadas na área de execução do Processo de Seleção desta Categoria e que tenham interesse no desenvolvimento de projetos de capacitação para Microempreendedores.


​​41 - Categoria Microempreendedores - Preciso ser de Arapiraca ou Maceió?
​Para todos os fins e efeitos, considerar-se-á como área de execução do Processo de Seleção desta Categoria as Cidades de Maceió e Arapiraca, Estado de Alagoas, e o raio de até 150km (cento e cinquenta quilômetros) de tais cidades. Não será admitida a participação de interessados que não residam e/ou possuam domicílio e/ou sede na área de execução definida.


​​42 - Categoria Microempreendedores - Posso me inscrever em mais de um projeto?
​Cada Instituição de Ensino Superior poderá participar  com mais de um Projeto de Capacitação de Microempreendedores, desde que, no momento do cadastro, indique o núcleo da universidade responsável e a pessoa física que estará à frente do Projeto (coordenador), ficando estabelecido que poderá existir apenas 1 projeto por coordenador indicado. Fica estabelecido, ainda, que um Microempreendedor poderá ser incluído em mais de um Projeto de Capacitação seja este de uma mesma Instituição de Ensino Superior ou não.


​​43 - Categoria Microempreendedores - Qualquer microemprendedor poderá ser escolhido pelas Instituições de Ensino Superior?
​As Instituições de Ensino Superior poderão selecionar apenas Microempreendedores que sejam participantes deste Processo e estejam a, no máximo, 150Km de distância das cidades de Maceió e Arapiraca. Não será aceito o desenvolvimento de projeto de capacitação para Microempreendedores que estejam localizados a distância superior à fixada.


​​44 - Categoria Microempreendedores - E as Instituições de Ensino podem escolher qualquer microempreendedor?
​Cada Institiuição de Ensino deverá escolher 5 microempreendedores participantes, sendo que ao menos um destes deverá obrigatoriamente estar enquadrado na menor faixa de faturamento dentre os microempreendedores que estiverem localizados a no máximo 150km de distância das cidades de Maceió e Arapiraca.


​​45 - Categoria Microempreendedores - Qual é o cronograma do Empreenda Santander para os Microempreendedores?

1ª etapa (21/06/2017 a 27/07/2017): Inscrição de Microempreendedores interessados em participar de projetos de capacitação, via seu agente de crédito, e envio do vídeo do Microempreendedor.

2ª etapa (11/08/2017 a 13/09/2017): Inscrição das instituições de ensino superior, escolha dos 5 microempreendedores e envio de resumo do projeto de capacitação.

3ª etapa (21/09/2017): Divulgação dos 10 resumos que mais se destacaram, conforme seleção efetuada pela Comissão Julgadora.

4ª etapa (02/10/2017 a 05/10/2017): Treinamento e auxílio da ORGANIZADORA para o desenvolvimento do projeto de capacitação de cada Instituição de ensino superior e envio de tal projeto de capacitação com o plano completo que contemple cada um dos Microempreendedores selecionados.

5ª etapa (30/10/2017): Divulgação dos 3 finalistas.

6ª etapa (07/11/2017): Divulgação do vencedor na Cerimônia de Premiação em São Paulo.


​​46 - Categoria Microempreendedores - Como microempreendedor faz a inscrição?
As inscrições dos Microempreendedores interessados no Processo de Seleção desta Categoria deverão ser realizadas, obrigatoriamente, pelos agentes de créditos do Prospera Santander Microcrédito das 18h00min (horário de Brasília – DF) do dia 21/06/2017 às 23h59min (horário de Brasília – DF) do dia 27/07/2017.​


​​47 - Categoria Microempreendedores - Como a Instituição de Ensino Superior faz a inscrição?
As inscrições das Instituições de Ensino Superior interessadas em desenvolver Projetos de Capacitação neste Processo de Seleção deverão ser realizadas das 18h00min (horário de Brasília – DF) do dia 07/08/2017 às 23h59min (horário de Brasília – DF) do dia 13/09/2017.
Para realização da inscrição, a IES Proponente deverá acessar o website www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander, preencher corretamente a Ficha de Inscrição para "IES Proponentes" nele disponibilizada.


​​48 - Categoria Startups - Quem está apto a participar dessa categoria?
Podem participar desta Categoria todas as pessoas jurídicas que estejam regularmente constituídas e devidamente inscritas perante o Ministério da Fazenda, com sede no território nacional, e que sejam consideradas startups em fase de consolidação de seu modelo de negócio e de seu produto no mercado. Para efeitos deste Processo de Seleção, serão consideradas Startups as empresas jovens, inovadoras, com alto potencial de crescimento e
que exerçam as suas atividades em um cenário de extrema incerteza em relação ao seu modelo de negócio e de seu produto.


​​49 - Categoria Startups - Posso participar com mais de um projeto?
​Cada Proponente (individual e/ ou equipe) poderá participar com mais de 01 (um) projeto, desde que seja de startups (pessoas jurídicas) distintas. Não será aceita a participação de uma mesma startup inscrita por proponentes distintos.


​​50 - Categoria Startups - Como a Startup faz a inscrição?
As inscrições no Processo de Seleção desta Categoria estarão abertas a partir das 18h00min (horário de Brasília – DF) do dia 21/06/2017 e se encerrarão às 23h59min (horário de Brasília – DF) do dia 04/09/2017.
Para as inscrições, o Proponente, neste caso, considerado “Líder”, deverá: baixar  o Aplicativo Santander Universitário e acessar “Empreenda Santander” para adquirir seu “token/código de acesso” para iniciar sua inscrição; e ou acessar o website  www.santander.com.br/universidades > Empreendedorismo > Empreenda Santander.


​​51 - Categoria Startups - Qual é o cronograma do Empreenda Santander para as Startups?

1ª etapa (21/06/2017 a 04/09/2017): Inscrições do projeto da startup e envio da ficha resumo

2ª etapa (18/09/2017): Divulgação dos 100 proponentes que apresentaram as melhores fichas resumo

3ª etapa (19/09/2017 a 30/09/2017): Envio de vídeo explicativo da startup, conforme questões apresentadas pela ORGANIZADORA

4ª etapa (16/10/2017): Divulgação dos até 20 semifinalistas selecionados pela Comissão Julgadora

5ª etapa (17/10/2017 a 29/10/2017): Entrevista dos 20 proponentes das startups semifinalistas, avaliação e seleção dos startups finalistas

(30/10/2017): Divulgação das até 7  finalistas selecionadas

6ª etapa (07/11/2017): Apresentação à Banca (São Paulo) e Divulgação do vencedor na Cerimônia de Premiação em São Paulo


​​52 - Categoria Startups - Quem está elegível para essa categoria?
​Podem participar desta Categoria todas as pessoas jurídicas que estejam regularmente constituídas e devidamente inscritas perante o Ministério da Fazenda, com sede no território nacional, e que sejam consideradas startups em fase de consolidação de seu modelo de negócio e de seu produto no mercado.


​​53 - SuperBanda - Quem pode participar do concurso SuperBanda?
Para participar deste concurso você precisa:
  1. Ser maior de 18 (dezoito) anos;
  2. Ter nacionalidade brasileira ou residir no Brasil
  3.  Possuir uma banda de música de no máximo 6 integrantes, sendo destes, no mínimo 3 integrantes matriculados como graduandos ou pós graduandos no semestre 2017/01 em qualquer universidade conveniada pelo MEC; e
  4. Possuir um CPF inscrito perante Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda.


​​54 - SuperBanda - Qual o período de participação?
O período de inscrição para participar do concurso é das 00h00min do dia 14 de julho de 2017 até 23h59min do dia 04 de setembro de 2017.
As bandas vencedoras desta etapa, participarão da segunda fase compreendida entre 00h01min do dia 11 de setembro de 2017 até 23h59min do dia 29 de setembro de 2017.
E ainda, as bandas vencedoras desta etapa, participarão da terceira fase compreendida entre 00h01min do dia 03 de outubro de 2017 até 23h59min do dia 05 de outubro de 2017.


​​55 - SuperBanda - Como faço para inscrever minha banda no concurso SuperBanda?
​Para participar é preciso baixar o aplicativo Santander Universitário, gratuitamente, nas lojas de aplicativos do Google e da Apple das 00h00min do dia 14 de Julho até às 23h59min do dia 04 de Setembro (horários de Brasília) e realizar o cadastro seguindo os passos indicados.


​​56 - SuperBanda - Se a conexão da internet cair durante o preenchimento do formulário de inscrição, como saber se o cadastro da minha banda foi concluído?
​É só tentar se cadastrar novamente. Caso não consiga, é porque o cadastro foi efetuado com sucesso


​​57 - SuperBanda - Qual a idade mínima para participar?
​Todos os integrantes da banda precisam ter no mínimo 18 anos.


​​58 - SuperBanda - Não tenho conta no Santander, posso participar?
Sim, pode! A inscrição é feita pelo aplicativo Santander Universitário, mas não é necessário ter uma conta.
Baixe o aplicativo Santander Universitário, gratuitamente, nas lojas de aplicativos do Google e da Apple, para se inscrever.
Se quiser ser cliente Santander, clique aqui.


​​59 - SuperBanda - Posso inscrever uma música já lançada por uma gravadora?
​Não, a música precisa ser inédita, sem associação a nenhuma gravadora, editora ou selo. Basta inscrever uma só música autoral.


​​60 - SuperBanda - Qual o número máximo e mínimo de integrantes da banda?
​A banda inscrita precisa ter no mínimo 3 e no máximo 6 integrantes. Desses, pelo menos 3 precisam estar devidamente matriculados como graduandos ou pós graduandos no semestre 2017/01 em qualquer universidade conveniada pelo MEC. Todos devem ter no mínimo 18 anos.


​​61 - SuperBanda - Não sou estudante posso me inscrever no Concurso?
​A banda inscrita precisa ter no mínimo 3 integrantes que estejam devidamente matriculados como graduandos ou pós graduandos no semestre 2017/01 em qualquer universidade conveniada pelo MEC. Os outros até 3 integrantes não necessariamente precisam ser estudantes, desde que todos tenham mais de 18 anos.


​​62 - SuperBanda - Quantas músicas posso inscrever no concurso?
​Apenas uma música por banda. A música deve ser inédita, postada e enviada em uma conta no Youtube.


​​63 - SuperBanda - Minha banda não tem música autoral, podemos nos inscrever?
​A música enviada para o concurso precisa ser inédita e de autoria da banda. As inscrições vão até dia 04/09/2017.


​​64 - SuperBanda - Estudantes de pós-graduação também podem participar?
​Sim, podem se inscrever bandas com no mínimo 3 estudantes de graduação e de pós-graduação, desde que devidamente matriculados no semestre 2017/01 em qualquer universidade conveniada pelo MEC. Todos devem ter no mínimo 18 anos.


​​65 - SuperBanda - Não tenho conta no YouTube posso enviar a música por outro link?
​Não. A música inscrita precisa estar postada em uma conta no Youtube de um dos integrantes ou da banda. Para criar uma conta é só vir aqui: http://bit.ly/2t6PwFH 


​​66 - SuperBanda - Quantas bandas serão selecionadas na primeira fase?
​A comissão julgadora escolherá 60 bandas com base nos critérios: musicalidade (20%), originalidade (20%), letra (20%), sonoridade (20%) e criatividade (20%).


​​67 - SuperBanda - Com funciona a fase de votação?
​As 60 bandas que passarem pela primeira fase, vão para votação entre 11 de setembro e 29 de setembro, no site e aplicativo do Superplayer e no aplicativo Santander Universitário. As 10 bandas mais votadas automaticamente estão classificadas para fase final com uma banca que escolherá a grande vencedora. 


​​68 - SuperBanda - Qual o prêmio do concurso Superbanda?
​Gravação de um EP de até 5 músicas em estúdio escolhido de acordo com reconhecimento e  cidade da banda. A banda também será convidada para participar do evento Empreenda Santander com custos de transporte, hospedagem e alimentação inclusos, previsto para o dia 07/11/2017.


​​69 - SuperBanda - Minha banda pode trocar o prêmio por dinheiro ou transferir para outra banda?
​Não é possível trocar o prêmio, total ou parcialmente, por dinheiro e este deve ser usufruído pela banda ganhadora.


​​70 - SuperBanda - Minha banda foi a ganhadora, e agora?
​Parabéns! Entraremos em contato com você pelo telefone que sua banda cadastrou no Game.


​​71 - SuperBanda - Como eu posso acessar o regulamento desse concurso?
O Regulamento deste Concurso está disponível aqui